quarta, 05 de agosto de 2026
Itajaí 
05/08/2026 | 07:00

Salão Nobre Rui Barbosa do Palácio Marcos Konder abrigará gabinete protocolar do Município

A visita a Itajaí da Comitiva Empresarial da cidade de Huangpu, em Guanzhoum, na China, abre oficialmente o Gabinete Protocolar do Município que funcionará no Salão Nobre  Rui Barbosa do Palácio Marcos Konder, no Centro. A comitiva será recebida na segunda-feira (10) às 9h no local. Primeira sede própria da prefeitura, o espaço passará a contar com o gabinete especial, destinado à recepção oficial de autoridades nacionais e internacionais que visitam a cidade, resgatando a vocação institucional do prédio e valorizando o patrimônio histórico do centenário edifício no coração da cidade.
 
O salão nobre do prédio histórico também será utilizado para cerimônias de assinatura de ordens de serviço, lançamento de programas, anúncios de investimentos, celebração de atos oficiais e demais eventos institucionais.
 
A iniciativa integra as ações de fortalecimento da imagem institucional de Itajaí, especialmente diante do crescente número de delegações estrangeiras e representantes de alto escalão que têm visitado o município em razão de eventos estratégicos. A implantação do gabinete protocolar é uma ação conjunta do Município, por meio do Itajaí Global Connect (iniciativa das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Invest Itajaí) em parceria com a Fundação Genésio Miranda Lins.
 
O Gabinete Protocolar estará no mesmo local onde funcionaram importantes atividades do poder público municipal, incluindo as sessões da Câmara de Vereadores. O local também já funcionou como fórum da Comarca. 
 
O ambiente preserva mobiliário histórico, entre eles uma escrivaninha datada de 1925, usada por Marcos Konder, ano em que o edifício passou a sediar a prefeitura.
A proposta foi planejada em conjunto com a Fundação Genésio Miranda Lins, responsável pelo Museu Histórico de Itajaí, que aprovou a iniciativa por compreender que o novo uso institucional amplia a visibilidade do prédio centenário. 
 
O novo espaço permitirá a realização de recepções oficiais, assinaturas de atos, encontros institucionais e cerimônias protocolares em um ambiente compatível com a relevância das autoridades recebidas pelo município, como embaixadores, governadores, parlamentares e demais representantes de governos e instituições.
 
Sobre a visita de empresários Chineses
 
O Município, por meio do Itajaí Global Connect – Escritório de Captação de Investimentos, a comitiva empresarial do Distrito de Huangpu, em Guangzhou (China), composta por 11 representantes de oito empresas dos setores de biofarmacêutica, dispositivos médicos, diagnóstico in vitro e medicina regenerativa, liderada por Lu Chengqiao, presidente da Associação de Amizade dos Novos Estratos Sociais de Huangpu.
 
A visita dá continuidade ao relacionamento iniciado em 2025, quando o prefeito Robison Coelho visitou a Guangzhou Laidi Health & Life City, estabelecendo as bases para uma cooperação entre Itajaí e o principal polo de inovação biomédica de Huangpu.
 
O objetivo da missão é fortalecer as relações institucionais, aproximar empresas chinesas e organizações de Itajaí para identificar oportunidades de investimentos, parcerias comerciais e cooperação tecnológica, além de apresentar o ambiente de inovação e desenvolvimento do setor de saúde da cidade.

JORNAL IMPRESSO
31/07/2026
24/07/2026
20/07/2026
10/07/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS