quarta, 16 de setembro de 2026
Itajaí 
16/09/2026 | 07:00

Método Wolbachia avança no combate à dengue em Itajaí

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Itajaí (DVE) realizou, nesta segunda-feira (14), uma reunião de alinhamento sobre o desempenho e as próximas etapas do Método Wolbachia no município. A atividade integra as ações preparatórias para a implantação da metodologia e para a instalação da biofábrica que fará parte da estrutura local.
 
O Método Wolbachia utiliza mosquitos Aedes aegypti que possuem a bactéria Wolbachia. Quando esses mosquitos se reproduzem com a população local, a bactéria passa para as novas gerações e reduz a capacidade de transmissão dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A Wolbachia está presente em cerca de 60% das espécies de insetos e não causa danos à saúde humana nem aos animais domésticos ou silvestres.
 
Em Itajaí, o imóvel destinado à instalação do laboratório passa pela etapa final da reforma e adaptação. A estrutura fica na sede do DVE localizada no bairro Barra do Rio, com previsão de conclusão ainda neste ano.
 
Paralelamente às adequações do espaço, a DVE iniciou uma etapa educativa com escolas estaduais do município. A primeira ação ocorreu no dia 8 de setembro, na Escola Básica Estadual Elizabeth Konder Reis, no bairro Cordeiros. A unidade integra uma das quatro regiões que receberão a metodologia.
 
As equipes de combate à dengue também visitam outras escolas para apresentar o funcionamento do Método Wolbachia, esclarecer dúvidas de estudantes, professores e demais profissionais das unidades e reforçar a importância da participação da comunidade no controle do Aedes aegypti.
 
A programação desta semana inclui ações nesta terça-feira (15), na EEB Prof. Ary Mascarenhas Passos; na quarta-feira (16), na EEB XV de Junho; e na sexta-feira (18), na EEB Prof. Henrique Midon.
 
A implantação do Método Wolbachia está prevista para os bairros Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova e São João. A metodologia será utilizada como estratégia complementar às medidas tradicionais de controle do mosquito.
 
Mesmo com a adoção da nova tecnologia, a eliminação de recipientes que acumulam água, a manutenção dos quintais e a limpeza de ambientes permanecem como medidas fundamentais para reduzir os criadouros do Aedes aegypti e prevenir a transmissão de arboviroses.
 
Dados sobre a dengue
 
Itajaí registrou 41.697 casos de dengue e 39 óbitos em 2024. Em 2025, foram 3.456 casos e cinco óbitos. Em 2026, até o período considerado no levantamento realizado pelo DVE, foram contabilizados 326 casos e nenhum óbito foi registrado. Entre os bairros apresentados nos dados, Cordeiros registrou 10.121 casos em 2024, 571 em 2025 e 13 em 2026. São Vicente teve 5.406 casos em 2024, 718 em 2025 e 29 em 2026. Cidade Nova registrou 5.361 casos em 2024, 419 em 2025 e 13 em 2026.

JORNAL IMPRESSO
11/09/2026
04/09/2026
28/08/2026
21/08/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS