segunda, 29 de junho de 2026
Geral
27/06/2026 | 07:00

Programa Lar Legal garante escritura e encerra espera de mais de 20 anos de moradores em Itajaí

Depois de mais de duas décadas convivendo com a incerteza sobre a posse de onde vivem, moradores do bairro Nilo Bittencourt, em Itajaí, finalmente tiveram a tranquilidade de segurar em mãos o documento que transforma a casa em propriedade legalizada. A espera terminou nesta sexta-feira (26), com mais uma entrega do programa Lar Legal.
 
A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito Robison Coelho e reuniu vereadores, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalsky, servidores da pasta e famílias contempladas pela regularização fundiária.
 
O programa garante segurança jurídica às famílias, formalizando a posse dos imóveis e consolidando o direito à propriedade.
 
Durante a cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, João Paulo Kowalsky, destacou o impacto histórico da entrega e a continuidade do programa no município:
 
“Essa entrega do Lar Legal representa uma virada de mais de 20 anos nessa história, que finalmente teve um desfecho. E não para por aí. Seguimos com novas etapas e, em poucos dias, teremos mais uma grande entrega de títulos de propriedade. Nosso foco é superar a meta estabelecida, porque entendemos que a regularização fundiária é essencial para o desenvolvimento da cidade.”
 
Entre os beneficiados, o sentimento foi de alívio e realização após anos de espera.
 
Josiane Bento de Oliveira, moradora do Nilo Bittencourt, celebrou o momento:
 
“Hoje recebi o documento do Lar Legal e estou muito grata. Foram mais de vinte anos de espera. Estou muito feliz, graças a Deus, é um sonho realizado.”
 
Já Jocemar de Miranda, também morador do bairro, lembrou a longa trajetória até a conquista da escritura:
 
“Moro aqui há mais de vinte anos, passei por muitas batalhas tentando conseguir a escritura. Hoje chegou esse momento, Só tenho a agradecer a todos que tornaram isso possível.”
 
O prefeito Robison Coelho destacou que a entrega integra o compromisso assumido pela gestão municipal de ampliar a regularização fundiária:
 
“Dentro do nosso compromisso de entregar duas mil escrituras até o final do mandato, estamos cumprindo mais uma etapa hoje, para as pessoas do Nilo Bittencourt. É um momento especial, com pessoas que aguardavam há 20, 30 anos pela regularização de seus imóveis. Ver essas famílias saindo daqui com segurança e tranquilidade é muito gratificante.”
 
No fim, o que fica é a sensação de recomeço: a casa que sempre foi lar agora também passa a ser, no papel, o lugar de pertencimento definitivo, encerrando uma espera que atravessou anos de vida dessas famílias. 

JORNAL IMPRESSO
19/06/2026
12/06/2026
05/06/2026
29/05/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS