Entre os dias 14 e 16 de abril, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove o Iº Seminário de Geopolítica, Direito e Mobilidade Humana. Organizado pelo Mestrado Profissional em Direito das Migrações Transnacionais, o evento vai reunir pesquisadores de referência, vindos de diversas regiões do país, para discutir um dos temas mais sensíveis da atualidade: como as crises militares, sociais e políticas moldam o deslocamento de pessoas ao redor do globo.
O seminário, que conta com o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina), nasce da necessidade de aprofundar o diálogo sobre os impactos geopolíticos nos fluxos migratórios e os desafios que estes impõem aos ordenamentos jurídicos contemporâneos. De acordo com o coordenador do evento, professor Tarcísio Meneghetti, a proposta é criar um ambiente de análise crítica e propositiva.
"Trazer a visão de palestrantes de todo o Brasil é essencial para aprofundar esse debate, que envolve conexões entre as crises humanitárias, militares, sociais, políticas e econômicas e fluxos migratórios. Queremos entender como essas tensões exigem dos Estados decisões que unam políticas públicas eficazes e proteção dos direitos fundamentais", destaca Meneghetti.
Programação e produção científica
A dinâmica do evento foi pensada para valorizar tanto a exposição de especialistas quanto a produção acadêmica recente. Durante as noites de terça, quarta e quinta-feira (14 a 16/04), o público vai acompanhar painéis com os palestrantes convidados. Já nos períodos da tarde dos dias 15 e 16/04, o espaço será dedicado à apresentação de trabalhos de pesquisadores e estudantes, cujos resumos foram selecionados via edital.
Dessa forma, segundo Meneghetti, o seminário cumpre o papel social da academia, de levar o debate para além dos muros da universidade e sistematizar o conhecimento sobre o tema.
"O evento foi organizado para oferecer uma visão panorâmica e técnica. Esperamos que as discussões sirvam de referência para novas investigações e ajudem a sensibilizar a sociedade civil sobre o engajamento necessário nas causas migratórias", completa o professor.