O papel das escolas não se resume em ensinar português, matemática e geografia. É função também das unidades escolares formar cidadãos dotados de consciência ambiental, social e cultural. Esse é um dos trabalhos da Diretoria de Educação Integral e Ações Educativas (DEIN), pasta que opera na captação de parceiros para realização de ações educativas especiais na rede municipal. Nesta terça-feira (03), a DEIN apresentou seu calendário em cerimônia realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
O Programa de Arte, Cultura e Literatura, um dos segmentos da DEIN, destacou o Concerto Didático, que são aulas de coral disponibilizadas para os alunos da rede municipal. Além de apresentações teatrais que serão levadas às salas de aula e concertos da Banda Filarmonica de Itajaí.
O Programa de Educação das Relações Étnico-raciais e Combate às Violências atua na implementação do Proerd, do Projeto Guardião Escolar, de oficinas conscientizadoras sobre bullying e cyberbullying, e do programa Elas no Legislativo, que consiste em aproximar as jovens do poder legislativo, proporcionando conhecimento sobre o funcionamento da Câmara, o papel dos vereadores e incentivando a participação feminina na política.
Já o Programa de Educação Ambiental apresentou oficinas sobre compostagem, combate à dengue, cultura oceânica e ações como o Cores do Agro, que por meio da arte conectam crianças e comunidades rurais com temas relacionados ao campo e à sustentabilidade.
A cerimônia contou com performances musicais da Banda Filarmonica, contação de histórias e encenações culturais do tradicional Boi de Mamão.