terça, 30 de junho de 2026
Política
13/11/2025 | 15:54

Senado reconduz Paulo Gonet e mantém no comando o procurador que denunciou Bolsonaro por tentativa de golpe

O Senado Federal aprovou, por 45 votos a 26, a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República nesta quarta-feira (12). A indicação partiu do presidente Lula e precisava de ao menos 41 votos entre os 81 senadores — número superado com folga após um plenário marcado por tensão política e discursos inflamados.
 
Gonet assumiu o Ministério Público Federal em dezembro de 2023 e ganhou projeção nacional ao assinar a denúncia que levou o presidente Jair Bolsonaro a ser condenado a mais de 27 anos pela Primeira Turma do STF por tentativa de golpe de Estado. Com a recondução, ele permanece à frente da PGR por mais dois anos, consolidando influência direta sobre investigações sensíveis e desdobramentos que continuam ecoando no cenário político brasileiro.
 
O resultado no Senado fortalece a estratégia do governo de manter estabilidade no comando da instituição e, ao mesmo tempo, cria novos capítulos no embate entre base, oposição e Judiciário.

JORNAL IMPRESSO
26/06/2026
19/06/2026
12/06/2026
05/06/2026

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS