Nesta terça-feira (04/11), a Secretaria de Saúde promoveu mutirão de castração e microchipagem gratuita, no bairro Centro, para 101 animais ao longo de toda a manhã. A castração foi realizada mediante agendamento prévio do setor, diretamente com os tutores que estão na fila, com objetivo principal de controlar a população de cães e gatos na cidade, contribuindo para a saúde pública e o bem-estar animal.
A castração é disponibilizada prioritariamente para famílias que são beneficiárias de programas sociais de âmbito federal, estadual ou municipal, além de protetores de animais credenciados. Para acessar o serviço, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e comprovante de renda de até 3 salários mínimos.
FEIRA DE ADOÇÃO
Além das castrações, os moradores de Balneário Piçarras puderam realizar um gesto de amor ao adotar os animais disponíveis no local. Hoje a sede do Grupo de Operações e Resgate (GOR) conta com aproximadamente 95 animais, entre cães e gatos, disponíveis para adoção castrados e microchipados.
Para adotar, o interessado deve ir até a Casa Pet (Rua Floresta nº1064 – Itacolomi), das 8h às 13h e das 13h às 17h, com o RG e comprovante de residência, e agendar um horário de segunda a sexta-feira na sede do GOR, no Morro Alto.
O GOR é uma empresa contratada pela Prefeitura para atender animais em situação de maus tratos, feridos ou doentes e prestar tratamento. Os demais animais atendidos pelo GOR ainda passam pela fase de tratamento e acompanhamento antes de ficarem disponíveis para adoção.
A equipe do GOR também atende denúncias da população em plantão 24 horas, por meio de ligações (47) 99969-8580. Se ferido, o animal é levado para a clínica e posteriormente é encaminhado à base para tratamento. Se confirmado maus tratos, a Polícia Militar é acionada para acompanhar e efetuar o resgate do animal.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Texto, Lyandra Machado, jornalista responsável
Foto: José Santos