A Polícia Federal desmantelou, em duas ações consecutivas, um esquema de contrabando de sucata de chumbo na fronteira entre a Argentina e Dionísio Cerqueira (SC). As operações, realizadas com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e da Receita Federal, resultaram em quatro prisões e na apreensão de dois caminhões carregados com material ilegal.
O primeiro flagrante aconteceu na sexta-feira (30), quando um caminhão foi interceptado durante a travessia por um passo clandestino. Dentro do compartimento de carga, os agentes encontraram cinco volumes de sucata de chumbo, cuja importação é proibida no Brasil. O motorista foi preso em flagrante.
Já na segunda-feira (3), um segundo caminhão foi flagrado utilizando a mesma rota irregular, entrando em um depósito no território brasileiro. No local, os policiais encontraram outra carga semelhante, além de grande quantidade de sucatas de baterias, chumbo e rodas de alumínio. O condutor conseguiu fugir, mas três pessoas foram presas dentro do galpão.
Todos os detidos foram levados à Delegacia da Polícia Federal em Dionísio Cerqueira, onde foram indiciados por contrabando e descaminho. As cargas e os veículos foram encaminhados à Receita Federal, que dará prosseguimento aos trâmites legais.
O caso acende o alerta para o uso de rotas clandestinas entre Brasil e Argentina e para o avanço de esquemas ambientais e fiscais milionários na fronteira catarinense.