Com a popularização dos pagamentos por aproximação nos últimos anos no país – segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), hoje 71% dos brasileiros pagam por aproximação –, surgiram golpes envolvendo os cartões com esta função. Pensando na segurança dos consumidores, a Procuradoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Navegantes (Procon) elencou medidas que podem ser tomadas para evitar transtornos e prejuízos financeiros.
A primeira medida é a mais simples: bloquear o pagamento por aproximação. “Se você for para algum evento com grande circulação de pessoas, como grandes eventos, shows, bares, até mesmo dentro do transporte público, essa é a alternativa mais segura”, sugere Gustavo Ghidorsi, gerente de fiscalização do Procon.
Se não quiser desativar a opção, há maneiras de se proteger. Um cuidado necessário é evitar deixar o cartão em locais de fácil acesso dos golpistas, como bolso da calça, mochilas, bolsas e atrás do celular. Outra dica importante é limitar o valor das transações no cartão de pagamento por aproximação direto no app do banco ou, se não estiver disponível, entrar em contato com a instituição financeira.
O gerente de fiscalização menciona outra dica eficaz: ativar as notificações do app ou via mensagem de texto (SMS) do seu banco para acompanhar cada movimentação. “Monitorar as transações é uma maneira eficiente de aumentar a segurança. Ao notar uma compra que não reconhece, a orientação é entrar imediatamente em contato com a instituição financeira e contestar a cobrança”, orienta.
Se nenhuma opção anterior ajudar ou ainda precisar de mais informações, basta entrar em contato com o Procon de Navegantes. O atendimento ao público ocorre presencialmente na sede do órgão, localizada na Avenida Prefeito José Juvenal Mafra, 498 – Centro, em frente à Praça dos Emancipadores. Reclamações podem ser feitas também pelo telefone (47) 3342-9500 ou via WhatsApp, no número (47) 99290-1398.
Texto: Rodrigo Ramos