terça, 11 de novembro de 2025
Cultura
06/10/2025 | 10:37

Grupo Eduxi mantém viva a tradição e a cultura portuguesa em Itajaí

Há mais de duas décadas, o Grupo Eduxi representa com orgulho a herança portuguesa e açoriana que faz parte da identidade cultural de Itajaí. Fundado em 2001 pela professora e coreógrafa Graziella Dux, o grupo é uma verdadeira referência na promoção da dança e  valorização das tradições folclóricas que moldaram a história da cidade.
 
Com sede em Itajaí, a Cia de Dança Eduxi oferece formação em diversas modalidades, como dança de salão, ballet e danças de base açoriana, e ao longo dos anos vem formando gerações de bailarinos apaixonados pela arte e pelas raízes culturais da região.
 
Além das apresentações que encantam o público em eventos locais e regionais, o grupo também é responsável pela realização do Festival de Dança Eduxi, que reúne companhias e artistas do Vale do Itajaí em uma grande celebração da arte e da expressão corporal. O festival se consolidou como um importante espaço de troca e valorização da dança, atraindo participantes de diferentes cidades e estilos.
 
O Eduxi também leva o nome de Itajaí a festivais culturais pelo estado e pelo país, como o Festival das Tradições Norte e Nordeste e o Baila Costão, reforçando o papel do município como um polo de cultura e diversidade artística em Santa Catarina.
 
Com o compromisso de preservar e difundir a tradição portuguesa, especialmente a herança açoriana, o grupo cumpre uma missão que vai além da dança: é um elo entre o passado e o presente, mostrando que a cultura é viva, pulsante e essencial para a identidade de um povo.
 
“É uma honra estar aqui trazendo a cultura, o folclore português, de alma lusitana, poder divulgar e retratar a nossa cultura portuguesa”, destaca Graziella Dux, fundadora da companhia.
 
O trabalho do Grupo Eduxi é um exemplo de como Itajaí valoriza suas raízes e incentiva a arte como instrumento de conexão e inclusão social. Em cada apresentação, o grupo celebra a alegria, a música e a cultura que vieram de além-mar, e que seguem encantando gerações de itajaienses.

JORNAL IMPRESSO
07/11/2025
31/10/2025
24/10/2025
17/10/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS