Esquerda convoca atos nacionais contra proposta de anistia aprovada na Câmara
Após a aprovação da urgência para o projeto que concede anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro e outras manifestações ocorridas desde 30 de outubro de 2022, partidos e influenciadores de esquerda estão convocando protestos em todo o Brasil. As mobilizações estão marcadas para o próximo domingo (21), a partir das 9h, em diversas capitais e cidades do país.
Na última quarta-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou, por 311 votos a 163, o regime de urgência para o projeto relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP). A proposta prevê a anistia a manifestantes, mas deixa de fora o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que permanece inelegível após decisões do TSE e do STF.
Com a urgência, o texto pode ser analisado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões. A expectativa é que a votação definitiva ocorra nas próximas duas semanas, em meio a forte polarização política.