
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforçou sua capacidade operacional com a compra de 10 novos drones de alta performance, em um investimento de R$ 450 mil realizado em 2025. A modernização busca otimizar atendimentos em ocorrências em todo o estado, trazendo mais agilidade, precisão e segurança para equipes e vítimas.
Entre os equipamentos adquiridos estão sete drones DJI Matrice M30T, capazes de operar sob chuva, resistir a ventos de até 60 km/h, voar por até 45 minutos e realizar zoom de até 200 vezes. As aeronaves contam ainda com câmeras térmicas e de alta definição, ideais para buscas, monitoramento de áreas de risco e combate a incêndios florestais.
“É um investimento na capacidade de resposta do estado. A modernização da frota de drones permite atuar com mais rapidez e precisão”, destacou o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
Atualmente, a corporação soma 55 drones distribuídos em batalhões catarinenses. Só nos últimos três anos, foram investidos R$ 790 mil na aquisição de 34 aeronaves. Desde a primeira utilização em 2017, em Tijucas, os drones já apoiaram grandes operações, como em Brumadinho (MG), na tragédia climática do Rio Grande do Sul em 2024 e em ocorrências diárias de resgate e salvamento.
De acordo com o capitão Pedro Cabral Reis, chefe da Câmara Técnica de Operações com RPAs, a tecnologia tem sido crucial para salvar vidas: “Com as imagens em tempo real, conseguimos indicar com precisão os locais de atuação dos resgatistas e identificar focos de incêndio imperceptíveis a olho nu”.
👉 Você acredita que o uso de drones na segurança pública deve ser expandido para outras áreas, como trânsito e monitoramento urbano?
📌 Acompanhe o JBTV para mais notícias de tecnologia, segurança e inovação em Santa Catarina.
www.jornaldosbairrostv.com.br
#BombeirosSC #Tecnologia #Segurança #Drones #Inovação #JBTV