Um SUV GWM/Haval, com registro de roubo no Rio de Janeiro, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, em Itapema, durante fiscalização realizada nesta quinta-feira (11). O veículo circulava com placas falsas e clonadas de outro automóvel com as mesmas características.
Após vistoria detalhada nos sinais identificadores, como chassi e motor, os agentes confirmaram que o veículo original havia sido roubado em outubro do ano passado no Rio de Janeiro.
O motorista, de 48 anos, disse aos policiais que havia comprado o carro pela internet, em Blumenau, por R$ 52 mil. O valor, muito abaixo da tabela de mercado — cerca de R$ 180 mil —, levantou ainda mais suspeitas sobre a transação.
O condutor foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Itapema, junto com o veículo recuperado, e ficará à disposição da Justiça. O automóvel será devolvido ao verdadeiro proprietário após os trâmites legais.
A ocorrência poderá resultar em processos por dois crimes distintos: adulteração de sinal identificador, cuja pena varia de três a seis anos de prisão e multa, e receptação, com pena de um a quatro anos de reclusão.