quarta, 12 de novembro de 2025
Mundo
01/08/2025 | 17:10

Trump estuda aplicar Lei Magnitsky contra mais quatro Ministros do STF

O governo de Donald Trump avalia estender as sanções previstas na Lei Magnitsky a pelo menos mais quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme revelou a colunista Mariana Sanches, do UOL News, nesta sexta-feira (1º). Segundo fontes ouvidas pela jornalista, a medida seria uma forma de aumentar a pressão sobre o Congresso brasileiro para aprovar a anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
 
“Já há discussões sobre a inclusão de quatro outros ministros. Com certeza Barroso seria um deles”, afirmou Mariana, citando interlocutores nos Estados Unidos. Ela ressaltou que, embora o processo de aplicação da lei não seja imediato, há uma clara disposição entre aliados de Trump para seguir com as punições após a inclusão de Alexandre de Moraes na lista de sanções.
 
Ainda de acordo com a colunista, o risco de que sanções também atinjam parlamentares brasileiros está no radar. A movimentação busca pressionar diretamente o Congresso, que, segundo a análise, estaria sendo ameaçado de retaliações caso não atenda às expectativas da Casa Branca em relação à anistia de Bolsonaro.
 
A Lei Magnitsky permite ao governo dos EUA aplicar sanções a autoridades estrangeiras acusadas de violar direitos humanos ou envolvimento em corrupção.

JORNAL IMPRESSO
07/11/2025
31/10/2025
24/10/2025
17/10/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS