A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), com sede em Picos, no Sul do Piauí, informou neste sábado (12) o cancelamento de uma grande exportação de mel orgânico para os Estados Unidos. Segundo a cooperativa, um parceiro comercial norte-americano desistiu da compra de 95 toneladas do produto por temer os impactos da nova tarifa de 50% sobre mercadorias brasileiras, anunciada pelo presidente Donald Trump, prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto.
De acordo com Sitônio Dantas, presidente da Casa Apis, o comprador é um parceiro de longa data, envolvido inclusive em projetos sociais e ambientais com a cooperativa, como ações de reflorestamento. “Infelizmente, no fim da tarde de ontem (11), recebemos a notificação da suspensão dos embarques. É um cliente que tem uma relação sólida conosco e que já investiu bastante na nossa estrutura”, afirmou.
A carga, que já percorreu mais de 500 quilômetros até o Porto do Pecém, no Ceará, está pronta para embarque. Cinco contêineres já passaram por todo o trâmite aduaneiro e aguardam apenas a chegada do navio. O temor dos importadores é de que, ao chegar aos EUA, o mel seja tributado sob as novas regras tarifárias — o chamado "tarifaço".
“Fomos pegos totalmente de surpresa. Nossa representante nos Estados Unidos, uma brasileira que cuida dos interesses da Casa Apis por lá, está tentando reverter a situação junto aos compradores. Há uma tentativa, pelo menos, de garantir o envio dos lotes que já estão no porto”, explicou Dantas.
Ele destacou ainda que os custos logísticos para deslocamento e manutenção da carga são elevados, o que reforça a urgência em encontrar uma solução. “O transporte rodoviário, o desembolso com aduanas e todo o processo até o porto envolvem um investimento alto. Cancelar agora representa um prejuízo expressivo para todos os envolvidos”, completou.
A cooperativa segue negociando alternativas para manter as exportações, em meio à instabilidade comercial provocada pelas novas medidas adotadas pelo governo norte-americano.
(Foto: Arquivo Pessoal)
(Fonte: g1/PI)