A TV Câmara de Itajaí deu mais um passo importante rumo à transmissão em sinal aberto ao participar, nesta semana, do Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2025: Expansão e Futuro, realizado em Brasília (DF). O evento reúne representantes de diversas emissoras legislativas do país para discutir estratégias de crescimento, inovação tecnológica e compartilhamento de estrutura entre as casas legislativas, como forma de otimizar recursos e reduzir custos operacionais.
Atualmente disponível apenas por canal a cabo e transmissão online, a TV Câmara Itajaí busca ampliar o alcance de seu conteúdo ao público, levando as atividades do Legislativo municipal para mais lares itajaienses por meio do sinal digital aberto, previsto para estar em operação até meados de 2026.
A diretora da emissora, Soraya Bogarim, representa Itajaí no evento e acompanha de perto as negociações junto ao Ministério das Comunicações. Ela destaca que a Câmara Municipal foi incluída no Programa Brasil Digital ainda em 2024, e já passou pela vistoria técnica necessária, conduzida por um representante do governo federal. A inspeção resultou em orientações para adequações locais, como a instalação de rede elétrica trifásica e o cercamento da área onde serão implantados os equipamentos.
“Estamos na fase final dessas adequações. Assim que elas forem concluídas, entraremos na fila para o recebimento da torre de transmissão, exibidores e demais dispositivos da estação digital. Esse será o último passo para liberarmos o sinal aberto da TV Câmara”, explicou Soraya.
O projeto de expansão é financiado por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que reduz significativamente os custos para a Câmara de Itajaí. Segundo a diretora, a expectativa é de que o cronograma seja antecipado: “Trabalhamos para que o sinal esteja disponível ainda antes da metade de 2026. A comunidade só tem a ganhar com mais transparência e acesso direto ao trabalho dos vereadores”.
A transmissão em sinal aberto permitirá que a população acompanhe com mais facilidade sessões plenárias, audiências públicas e outras atividades legislativas, fortalecendo a participação cidadã e a transparência institucional.
Bruno Spada/Câmara dos Deputados