A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico projeta um crescimento de 18% para cada empresa do setor náutico de mercado de luxo, que esteja inserida no projeto Cidade Empreendedora. O foco da secretaria está na capacitação e qualificação, com o objetivo de ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda.
De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Naval de Itajaí e Região (Sinconavin), o setor emprega, em média, 3.500 pessoas, entre empregos diretos e indiretos.
“A qualificação e a profissionalização ainda são gargalos para o setor. Dentro do Cidade Empreendedora, estamos com edital em aberto. São 20 empresas do segmento que podem se cadastrar para receber consultoria no eixo náutico. Essa é uma demanda que chegou por meio do nosso grupo Conexão RH, e estamos atuando diretamente com os programas do Qualifica Mais Itajaí para atender essa necessidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico.
Itajaí concentra cerca de 70% da produção estadual de embarcações e representa 35% do volume nacional, segundo a Associação Náutica Brasileira (ACATMAR). O município também abriga 27% das empresas náuticas de Santa Catarina e lidera a exportação estadual de embarcações de esporte e lazer.
Marina Itajaí Boat Show é vitrine para o segmento na região
O Marina Itajaí Boat Show, que teve início nesta quinta-feira (3) e segue até domingo (6), é uma oportunidade para que os estaleiros da região mostrem todo o seu potencial, com a exposição de embarcações de luxo produzidas em Itajaí.
O evento conta com dezenas de embarcações na água, incluindo a possibilidade de test drives. A estrutura da feira inclui uma passarela flutuante de 700 metros, shopping náutico e espaço gastronômico. A proposta é reunir negócios, turismo e experiências voltadas ao setor náutico em um mesmo ambiente.
Além do impacto na geração de emprego e renda, o segmento náutico também impulsiona o turismo de alto padrão na região.
“Temos a promoção do destino, porque estamos falando de um mercado de alto padrão, que traz muitos clientes para a construção civil e para os investimentos que precisamos na cidade. Isso envolve outorgas e outras frentes que acabam nos beneficiando. A Itajaí Boat Show também contempla esse movimento. Hoje falamos em mais de R$ 200 milhões em negócios”, finaliza o secretário de Turismo e Eventos, Ronaldo Jansson Jr.