A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí adverte que golpistas estão utilizando o nome do órgão para enviar e-mails falsos. O Procon afirma que não são enviadas notificações de audiências por e-mail com acesso à consulta online de supostas audiências de conciliação. As notificações reais são enviadas aos consumidores por WhatsApp oficial ou pelos Correios, sem link para consulta de processo.
Cidadãos têm procurado o Procon com dúvidas sobre o recebimento de mensagens por e-mail sobre supostas audiências conciliatórias. Na mensagem vem a informação sobre data, horário e local da conciliação, indicando inclusive consulta online do suposto processo de reclamação no Procon. Pessoas que sequer possuem reclamação no Procon têm recebido os mesmos e-mails notificando para audiência conciliatória, o que demonstra a falsidade da notificação.
O Procon orienta a excluir a mensagem sem clicar em qualquer anexo, pois há risco de contaminação por vírus, e tomar providências para se proteger, como manter antivírus atualizado e evitar clicar em links em e-mails, mensagens por WhatsApp, SMS ou nas redes sociais.