sexta, 18 de julho de 2025
Geral
18/06/2025 | 15:00

Alckmin e ministro dos Portos reforçam apoio à criação da Docas de Itajaí

Mais um passo importante foi dado para a criação da nova empresa pública que irá administrar o Porto de Itajaí. Na manhã desta quarta-feira (18), quando ainda exercia o cargo de presidente em exercício, Geraldo Alckmin recebeu a diretoria do Porto em uma agenda especial em Brasília.
Após o encontro com Alckmin, os diretores do Porto de Itajaí foram recebidos pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para estruturar a nova empresa pública federal, Docas de Itajaí.
 
A estatal será vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos e tem como principal objetivo garantir mais autonomia e eficiência à gestão portuária. De acordo com Alckmin, o fortalecimento da infraestrutura portuária é essencial para o desenvolvimento econômico do país.
 
“O Brasil é um grande exportador. Por isso, é fundamental investir em portos eficientes, que nos permitam ganhar mercado no mundo e gerar emprego e renda para os brasileiros”, destacou Alckmin.
 
A criação da Docas de Itajaí não acarretará custos ao orçamento federal, já que o Porto possui receita própria para sustentar sua operação. A comissão responsável por conduzir os trabalhos foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União 375/2025, nesta quarta-feira (17). O grupo terá até 90 dias para concluir os trâmites necessários para a implantação da Docas de Itajaí. Nos próximos 15 dias, está prevista a apresentação de um plano de ação com as etapas e metas do processo.
 
“Com isso estamos garantindo os recursos e orçamento necessários para que, no ano que vem, o Porto de Itajaí tenha plena autonomia. Foi algo anunciado na visita do presidente Lula, e estamos avançando cada vez mais para tornar isso realidade”, afirmou o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos.
 
A comitiva presente ao encontro contou com a participação do secretário nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila, além de Artur Antunes Pereira (chefe de gabinete), Marcelo Peres (assessor executivo) e Rafael Vano Canela (assessor executivo).
 
A criação da Docas de Itajaí representa um marco para o setor portuário brasileiro, reforçando a importância da infraestrutura logística como ferramenta estratégica para a competitividade do país no cenário internacional.

JORNAL IMPRESSO
11/07/2025
04/07/2025
27/06/2025
20/06/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS