Transformar o desenvolvimento econômico local. Esse é um dos principais objetivos do Programa Cidade Empreendedora, lançado nesta terça-feira (17), em Itajaí. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae/SC, visa desburocratizar processos, facilitar o acesso à abertura de novos negócios e contribuir com políticas públicas para geração de emprego e estímulo ao comportamento empreendedor.
A assinatura do projeto contou com a presença de secretários de diversas áreas da administração pública. O programa será implementado ao longo de dois anos no município, abrangendo diferentes eixos estratégicos voltados ao fortalecimento do ambiente de negócios.
Durante o evento, a gerente regional do Sebrae da Foz, Juliana Bernardi, salientou que o Sebrae estará ao lado de Itajaí em diversas frentes. “Nosso objetivo é tornar o município mais empreendedor, facilitando a vida dos empresários locais e promovendo um ambiente de negócios mais favorável. Isso contribui para o aumento da produtividade, geração de emprego e renda, além da redução das desigualdades sociais por meio do empreendedorismo.”
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Gabriela Kelm, enfatizou a importância da iniciativa. “Esse programa traz um trabalho completo de consultoria para desburocratizar a máquina pública. Estamos muito felizes com essa assinatura e, com certeza, avançaremos significativamente em diversos eixos. Um deles é a Sala do Empreendedor, onde trabalharemos para reduzir ainda mais o tempo médio de abertura de empresas. Hoje já operamos com média inferior a 24 horas, mas há cidades que conseguem abrir empresas em apenas duas horas — queremos atingir esse nível de agilidade e eficiência.”
Já o prefeito Robison Coelho e o vice-prefeito Rubens Angioletti destacaram a relevância do programa para tornar Itajaí uma cidade ainda mais desenvolvida. Ambos ressaltaram, especialmente, a importância do eixo Empreendedorismo nas Escolas, que contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados desde a educação básica.
Os principais eixos do programa que serão trabalhados até 2026 em Itajaí são:
Gestão e Políticas Públicas: modernização da administração municipal, com foco na desburocratização e no fortalecimento da cultura empreendedora no setor público.
Lideranças Locais e Governança: capacitação de servidores e agentes de desenvolvimento para atuarem de forma integrada em ações de desenvolvimento econômico.
Simplificação: redução da burocracia e aperfeiçoamento dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas, facilitando o empreendedorismo.
Sala do Empreendedor: fortalecimento e ampliação dos serviços oferecidos, com capacitações e melhorias no atendimento ao cidadão.
Compras Públicas e Acesso ao Crédito: incentivo à participação de pequenos negócios nas compras públicas municipais e ampliação do acesso ao crédito.
Empreendedorismo nas Escolas: estímulo ao comportamento empreendedor desde a educação básica, com metodologias adaptadas à realidade dos alunos.
Inclusão Socioprodutiva: geração de oportunidades para públicos em situação de vulnerabilidade, com ações de capacitação e inclusão produtiva.
Identidade, Vocações e Mercado: valorização das características culturais e econômicas locais, com foco em áreas como artesanato, turismo e Economia Azul.
Inovação: fortalecimento do ecossistema de inovação de Itajaí, com foco na transformação digital, adoção de tecnologias e promoção de políticas públicas inovadoras.