sábado, 12 de julho de 2025
Política
18/06/2025 | 09:22

COLUNA DO PRISCO PARAÍSO: Interinidades a mil por SC

Interinidades a mil por SC
 
Na sexta-feira, Jorginho Mello entregou o governo ao desembargador Francisco de Oliveira Neto, que assumiu a administração estadual com o pé no acelerador. À noite, em Florianópolis, participou da abertura da tradicional Feira da Esperança.
 
E no domingo já estava em Itajaí, na companhia do prefeito Robison Coelho e do deputado estadual Carlos Humberto, inaugurando a primeira etapa do Hospital Unimed Litoral, além de ter liberado recursos em outras frentes.
 
Nesta segunda-feira, pela manhã, Francisco de Oliveira Neto esteve em Balneário Camboriú, na abertura da ExpoSuper, o grande evento que reúne os supermercadistas catarinenses.
Em discussão, o futuro do setor. O governador em exercício fez sua fala posicionando-se acerca da realidade econômica.
 
Se por aqui a agenda está carregada para o desembargador-governador, lá no exterior, tanto Jorginho Mello quanto Marilisa Boehm chegaram com seus respectivos roteiros e já com agendas em curso.
 
Conexão nipônica
 
Jorginho Mello, em Tóquio, no Japão, fez uma visita ao governador da província de Aomori, província-irmã do Estado catarinense desde 1980, no governo Jorge Bornhausen.
 
Macieiras
 
Aliás, intercâmbio e parceria essa que permitiram avanços no cultivo da maçã e também em outras frentes agropecuárias e da agricultura de maneira geral.
 
Origens
 
Já a vice-governadora começou pela Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores. Foi recebida não só pela secretária de Turismo, mas também pelo vice-presidente do governo regional dos Açores.
 
Sotaque mané
 
Em debate, intercâmbios e parcerias nas áreas de tecnologia, inovação, comércio e turismo — até porque Santa Catarina tem uma colônia açoriana representativa, com destaque na Grande Florianópolis.
 
Comitiva parlamentar
 
Finalmente, o terceiro roteiro internacional: uma comitiva de deputados estaduais da Assembleia Legislativa, em missão na China, onde o governador chegará na semana que vem. Foram recebidos por executivos de várias montadoras.
Na pauta, a instalação de fábricas de automóveis elétricos em Santa Catarina.
 
Quarteto
 
Na presença dos executivos, estavam quatro deputados estaduais: Mauro de Nadal (ex-presidente da Alesc), Fernando Krelling, Rodrigo Minotto e Fabiano da Luz.
 
Petista na proa
 
Com isso, em Santa Catarina, quem assumiu a Assembleia foi o segundo vice-presidente, já que o primeiro vice, Fernando Krelling, está no exterior.
O segundo vice é o padre Pedro Baldissera, do PT, que então responderá pela Assembleia até a próxima semana — quando retornam Jorginho Mello, Marilisa Boehm e o desembargador devolverá a administração estadual.
 
Afastamento
 
Tudo isso porque Júlio Garcia, segundo na linha sucessória, teve que se licenciar para que o terceiro na ordem pudesse assumir.
Júlio foi convidado por Jorginho Mello a integrar a comitiva internacional, mas declinou do convite.

JORNAL IMPRESSO
11/07/2025
04/07/2025
27/06/2025
20/06/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS