Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação de Itajaí participarão nesta terça-feira (10) do Concurso de Poesia da Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior. Os participantes têm a missão de escrever uma poesia que fale sobre a cidade de Itajaí, em homenagem ao aniversário de 165 do Município.
O evento começa às 14h no palco da biblioteca, localizada na rua Heitor Liberato, nº 1100, bairro São João, e é aberto à comunidade. Após a definição dos vencedores, todos os poemas e poesias serão compilados em um livro, nomeado Versos Pexeros. Serão publicadas cópias do livro em parceria com o setor privado, sem custo para a Administração Pública. O evento é idealizado e promovido pela Biblioteca Pública de Itajaí, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
“Vamos conhecer os nossos alunos poetas! As escolas selecionaram as melhores poesias em homenagem a nossa gente, a nossa terra e a nossa história. Será um evento maravilhoso e todos estão convidados”, destaca a professora Eliana Camargo, diretora da Biblioteca Pública Municipal.
Aniversário da Biblioteca
O ano de 2025 marca o aniversário de 25 anos da Biblioteca Norberto Cândido Ferreira. Inaugurada em 2000, a iniciativa buscava atender à demanda crescente de uma cidade que atingia aproximadamente 140 mil habitantes à época. O objetivo era complementar as fontes de informação e ensino consolidadas, como a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Museu Histórico, Centro de Documentação e Memória Histórica e escolas.
A Biblioteca está instalada em um prédio histórico de arquitetura germânica da década de 1920, tombado por meio do Decreto n° 5.910 de 27 de abril de 1999, situado na Praça da Bíblia, esquina da rua Heitor Liberato com a avenida José Eugênio Müller. O prédito era denominado “Fábrica de Tecidos Renaux”. Definido como prédio ideal para implantação da Biblioteca Pública Municipal e Escolar, em parceria com a Petrobras, foi adequada e reformada para o funcionamento.