A Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Vicente já atualizou quase 300 cadastros de pacientes que estavam desatualizados. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter as informações corretas junto às unidades, para que os usuários não percam consultas médicas e exames agendados.
O chamamento abrange procedimentos como ultrassom, raio X, eletrocardiograma, mamografia, endoscopia e colonoscopia. O agendamento segue critérios de prioridade e ordem de chegada, sendo fundamental que a UBS consiga contatar os pacientes para informar data, horário e local dos atendimentos.
Para atualizar o cadastro, basta comparecer à unidade onde o cidadão já está inscrito, ou à mais próxima da sua residência. É necessário levar RG, CPF, comprovante de endereço atualizado e Cartão do SUS. Também é essencial informar qualquer mudança de telefone ou endereço.
“Mantendo o cadastro em dia, garantimos que o paciente não perca sua vez nas consultas e exames. Muitas vezes, não conseguimos avisar sobre os procedimentos agendados porque o telefone não existe mais ou o endereço mudou. Por isso, pedimos que todos atualizem suas informações”, alerta a Gerente da UBS São Vicente, Isandra Nunes Nicolau.
Os exames como raio X, ultrassom e endoscopia; procedimentos como de fisioterapia; e consultas em psiquiatria, recebem um investimento que somará mais de R$ 17 milhões saídos dos cofres municipais para aplicação direta na saúde dos cidadãos. A espera de mais de 500 pacientes foi contemplada como os atendidos no mutirão realizados a partir da segunda quinzena de maio. Dentre os procedimentos ofertados estavam ultrassonografia, eletrocardiogramas, holter (monitoramento cardíaco) e exames oftalmológicos.
Somente em ultrassom, o objetivo é realizar 25 mil exames ainda em 2025. Outro grande gargalo são os atendimentos em fisioterapia para os pacientes do SUS. Para acabar com essas dores serão ofertados mais de seis mil sessões fisioterápicas por mês.