A Secretaria Municipal de Educação de Itajaí promoveu nesta sexta-feira (6) uma formação sobre Iniciação ao Xadrez, voltada a professores da rede municipal de ensino e acadêmicos do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Univali. O encontro, realizado no auditório da própria secretaria, contou com a participação de 70 profissionais da área e foi conduzido pelo professor João Alberto Gonçalves da Silva (CREF 017222 G/SC).
Durante a formação, os participantes exploraram estratégias para o ensino do xadrez com o apoio de recursos tecnológicos, além de aprender formas de organizar torneios online.
“A tecnologia não é uma ameaça ao ensino do xadrez, mas uma aliada poderosa. Com os recursos certos, podemos levar o jogo a mais alunos, de forma prática, divertida e moderna”, destacou o professor João Alberto Gonçalves da Silva, responsável pela condução do encontro.
Ao final da atividade, os professores participaram de uma competição online com premiação em medalhas. A formação também contou com a participação do árbitro de xadrez e acadêmico de Educação Física Gilnei Guedes Ribeiro, que auxiliou os professores com orientações sobre as regras e organização da modalidade para os Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino (JORME), programados para o fim de junho.
“Eventos como esse fortalecem o cenário escolar e ajudam a tornar o xadrez mais acessível e atrativo para os estudantes. Foi gratificante poder contribuir com os colegas nesse processo de construção conjunta”, afirmou o árbitro de xadrez e acadêmico de Educação Física, Gilnei Guedes Ribeiro.
A iniciativa valoriza o esporte como ferramenta de desenvolvimento intelectual, estratégico e social, além de fortalecer o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas da rede municipal.