sábado, 21 de junho de 2025
Geral
06/06/2025 | 10:26

Deputados jovens aprovam incluir manguezais em áreas de interesse ecológico

Os deputados jovens eleitos na Escola de Educação Básica Carmem Seara Leite, de Garuva, propuseram e o plenário aprovou a Proposta de Emenda Constitucional nº 1/2025, incluindo os manguezais às áreas de interesse ecológico. A decisão foi tomada durante sessão do Parlamento Jovem, realizada na tarde de quinta-feira (5), na Alesc.
 
A proposta, aprovada por unanimidade, altera o artigo 184 da Constituição de Santa Catarina para acrescentar o ecossistema manguezal às áreas consideradas de interesse ecológico.
 
“Os manguezais são invisíveis aos olhos da sociedade, mas eles atuam contra a erosão, protegem contras as tempestades, são berçários da vida marinha e fundamentais para a pesca artesanal. Proteger os mangues é proteger o Brasil, é cuidar da biodiversidade, da economia costeira, das comunidades e do futuro de Santa Catarina”, justificou o deputado Marcelo Vasconcelos Nunes.
 
Programa Escola que Acolhe
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 2/2025, apresentado pelos deputados da EEB Walter Fontana, de Concórdia, que institui o Programa Escola que Acolhe, destinado à inclusão do estudante migrante e de sua família nos ambientes das redes de ensino pública e privada. 
 
“O objetivo é promover a integração social e educacional desta população, com apoio pedagógico e social, com incentivo à participação ativa no ambiente escolar e realizada por equipes multidisciplinares com docentes, psicólogos e assistentes sociais para ajudar os estudantes migrantes”, defendeu Ângela Guadalupe Encarnación, acrescentando que o programa será implantado apenas nas escolas que solicitarem.
 
Preparação para o Enem
O plenário ainda aprovou o Projeto de Lei nº 4/2025, protocolado pelos deputados eleitos no Cedup Abílio Paulo, de Criciúma, que institui o programa de atividades extracurriculares voltado à preparação dos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
“Há uma diferença significativa entre alunos de escolas públicas e privadas. Cerca de 40% a 50% dos alunos de escolas privadas passam na primeira prova; já os alunos de escolas públicas, apenas 15% a 25% atingem notas suficientes para aprovação direta”, afirmou a deputada Jhully Urbano da Silva.
 
Libras no currículo escolar
Os deputados da EEB General Pinto Sombra, de Lages, apresentaram e o Plenário aprovou o Projeto de Lei nº 8/2025, que inclui a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como componente curricular eletivo no âmbito das escolas da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina. 
 
“Será uma disciplina eletiva optativa na rede pública, ofertada a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio”, informou Emerson Alves Macedo, acrescentando que o projeto objetiva evitar o isolamento dos alunos que se comunicam apenas através da linguagem de sinais.
 
Ensino profissional
Os parlamentares eleitos na EEB Frei Menandro Kamps, de Três Barras, conseguiram aprovar o Projeto de Lei nº 9/2025, que institui o Programa de Aprendizagem Profissional Estudantil para estudantes do Ensino Médio das instituições da rede pública estadual. 
 
 De acordo com a lei aprovada, os cursos de aprendizagem profissional serão ministrados em, no mínimo, uma unidade polo em cada microrregião do Estado. O programa será desenvolvido em parceria com pessoas jurídicas de direito público ou privado, que disponibilizarão vagas para jovens aprendizes, nos termos do Decreto Federal nº 9.579, de 2018.
 
Orientador de tecnologias educacionais
Os alunos da EEB Frei Menandro Kamps, de Três Barras, indicaram ao Chefe do Poder Executivo e à Secretaria de Estado da Educação (SED) a criação do cargo de Professor Orientador de Tecnologias Educacionais no Quadro de Pessoal do Magistério Público Estadual.
 
O objetivo, segundo os deputados de Três Barras, é atender a demanda do uso de tecnologias digitais e a adoção de metodologias ativas em sala de aula, que exigem profissionais com formação específica e atuação voltada à mediação pedagógica qualificada.
 
 
 
Escolas participantes
 
EEB Professor Onório Miranda, de Gaspar
 
Cedup Abílio Paulo, de Criciúma
 
EEB Walter Fontana, de Concórdia
 
EBB Frei Menandro Kamps, de Três Barras
 
Escola Dinâmica, de Florianópolis
 
EEB General Pinto Sombra, de Lages
 
EEB Professora Geni Comel, de Chapecó,
 
EEB Carmem Seara Leite, de Garuva
 
 
Deputados da 33ª Legislatura
 
Agatha Kristine Martins Pinheiro
 
Agatha Rosa da Cruz
 
Ana Clara Coelho de Souza
 
Ana Clara Fernandes Barbosa
 
Ana Lee Felippi
 
Andrey Cardoso Gonçalves
 
Angela Guadalupe Encarnación
 
Cauã Leandro
 
Cleise de Lima Borges
 
Débora Marangoni Roman
 
Eduarda Vitória de Lima
 
Eliabe Godoy Zana
 
Emerson Alves Macedo
 
Evelyn Ribeiro de Souza
 
Geanny Kallyne Sousa Rodrigues
 
Heloisa Conceição Coutinho
 
Isabela Sanches Dória
 
Jéssica Ferreira Gerhardt
 
Jhully Urbano da Silva
 
Kauã da Franca Silveira
 
Kauê Zimmermann Clementino
 
Letícia Gabriela Sabel
 
Marcelo Vasconcelos Nunes
 
Marcos Samuel Guimarães Farias
 
Maria Eduardo Alves Casasola
 
Matheus Roberto Oliveira da Rosa Quadros
 
Murilo Studzinski
 
Naiguel Julio Sabini
 
Raissa Alano Ferreira
 
Raissa do Prado
 
Rufino Silveira
 
Sara Maria de Barros
 
Sara Medeiros da Silva
 
Sofia Horn Goulart de Oliveira
 
Stephany de Luca Sartori
 
Thalya Kimberly Cordeiro
 
Tiago Henrique de Souza França
 
Vitor Alexandre Carneiro Novacki
 
Vivian Gabrieli de Souza
 
Yohan Gabriel Vidal
 
 
 
 
 
Vitor Santos
AGÊNCIA AL
FOTO: Jeferson Baldo/Agência AL
 

JORNAL IMPRESSO
20/06/2025
13/06/2025
06/06/2025
30/05/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS