A descentralização da Triagem Neonatal - o famoso teste do pezinho - em Balneário Camboriú, implementada há cerca de um mês pela Secretaria de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal, será exemplo para os demais municípios de Santa Catarina. A convite da Secretaria de Saúde do Estado, o case municipal será apresentado para profissionais catarinenses na próxima semana, a fim de inspirar e contribuir com outras localidades, fortalecendo as ações em prol da saúde em nível estadual.
A apresentação está agendada para quarta-feira (11), às 14h, de forma on-line. Na oportunidade, a diretora da Atenção Básica, Juliana Peron, e a enfermeira do Departamento de Apoio Técnico Assistencial (Data), da Linha de Cuidado da Saúde da Criança, Catharine Silva de Souza, falarão da experiência neste um mês de aplicabilidade e as medidas adotadas para a implementação do teste nas UBSs.
“Ficamos felizes em poder compartilhar essa iniciativa, pois nosso objetivo foi facilitar o acesso da população ao serviço. Agora, aqui em Balneário Camboriú, o teste é realizado mais próximo das residências das famílias, garantindo o atendimento de forma mais fácil para as famílias”, ressalta a secretária de Saúde, Aline Leal. Antes, o teste do pezinho era feito apenas no laboratório municipal, no Centro.
Desde o dia 12 de maio, quando a Triagem Neonatal passou a ser feita nas UBSs, 51 testes do pezinho já foram realizados. Um deles foi o da Brenda Liz Chaves Cariolato – primeira bebê a fazer o teste na UBS do Bairro dos Estados. Os pais elogiaram a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Ficou mais fácil do que ir até o laboratório, pois a UBS fica mais próxima da nossa casa. Como o teste tem que ser feito logo nos primeiros dias de nascimento, é melhor, porque a mãe ainda está sentindo um pouco de dor”, afirma o pai da Brenda, Leandro Cariolato. Ele foi até a UBS acompanhado da esposa, Enelize. “O teste do nosso primeiro filho, Emanuel, foi feito lá no laboratório. Quando recebemos a notícia de que agora poderíamos fazer o da Brenda aqui na UBS ficamos mais aliviados”, disse.
O teste
A Triagem Neonatal, também conhecida como teste do pezinho, é realizada para identificar precocemente algumas doenças como fibrose cística, doença falciforme, fenilcetonúria, toxoplasmose, hipotireoidismo congênito e hiperplasia adrenal congênita. O exame deve ser feito entre o terceiro e quinto dia após o nascimento do bebê.