sábado, 21 de junho de 2025
Economia
23/05/2025 | 11:41

Presidente da ABBC: Mudança no IOF afetará custo do crédito

O presidente da ABBC, entidade que representa os bancos médios e de nicho, Leandro Vilain, afirmou que o custo do crédito e a atividade econômica serão impactados negativamente pela decisão do governo de elevar a alíquota do IOF para previdência privada, algumas operações de câmbio e crédito de empresas.
 
– Reconhecemos a importância do cumprimento da meta fiscal, que é essencial para a estabilidade econômica do país. No entanto, buscar esta meta com aumento da carga tributária causará aumento do custo do crédito e impactará negativamente a atividade econômica, penalizando o consumidor final – afirma Leandro Vilain, CEO da ABBC, em nota.
 
A notícia trouxe preocupação a ABBC, diante do momento de ciclo de alta das taxas de juros no Brasil e no cenário internacional. Segundo a entidade, com a prevista elevação no custo do crédito para pessoas jurídicas, o impacto se estende para os preços de produtos e serviços ao consumidor final.
 
Essa medida, acrescenta a nota encaminhada pela ABBC, representa mais um fator de pressão sobre a renda, contribui para o aumento da inadimplência e afeta diretamente os setores produtivos, refletindo no preço final pago pela população.
 
*Com informações AE

JORNAL IMPRESSO
20/06/2025
13/06/2025
06/06/2025
30/05/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS