segunda, 16 de junho de 2025
Geral
21/05/2025 | 18:02

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí participam da Olimpíada Brasileira de Foguetes

Nesta sexta-feira (17), os alunos da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes participaram da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). O evento ocorre simultaneamente em todo o país, e a escola foi a única do município a participar do projeto.
Ao todo, 120 alunos estiveram envolvidos direta e indiretamente no desenvolvimento de foguetes durante sua fase de produção e lançamento. A olimpíada tem como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica, física e ciências, por meio da construção e lançamento de foguetes de forma cooperativa.
 
A coordenadora do projeto na E.B. Gaspar da Costa Moraes, Prof. Eliane Steuck, ressalta a importância da inserção dos alunos na ação. "Hoje, estamos participando de um evento nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Astronomia. Desde que a nova base comum curricular foi implantada, a astronomia entrou no currículo, mas nós, professores de ciências, ainda não temos formação na área. Por conta disso, aqui na escola, criamos o Clube de Astronomia, que despertou o interesse dos alunos em participar das olimpíadas."
 
Além do lançamento dos foguetes, os alunos também foram submetidos a uma prova teórica elaborada pela Sociedade Brasileira de Astronomia. Participante das olimpíadas, a aluna Joana de Souza Vieira compartilhou sua experiência. "Eu gostei, pois foi algo totalmente novo. Nunca teve nada parecido aqui na escola. Esta é a minha primeira vez produzindo um foguete. Foi muito legal, uma sensação nova, principalmente pela interação com meus amigos. Todos se esforçaram para competir e fazer o melhor foguete."
 
A Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) é uma competição experimental, que consiste em construir e lançar foguetes obliquamente a partir de uma base de lançamento, com o objetivo de alcançar a maior distância possível. Foguetes e bases de lançamento devem ser construídos por alunos, individualmente ou em equipes de até três integrantes. O evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, que estejam previamente cadastradas.
 
Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, divididos em quatro níveis. Ao final das olimpíadas, todos os alunos recebem um certificado de participação, assim como os professores envolvidos no processo e os diretores escolares. Em 2024, a OBAFOG contou com a participação de 304.056 alunos, distribuídos por 5.594 escolas, e envolveu 29.993 professores. Além disso, foram distribuídas 20.676 medalhas entre os participantes.

JORNAL IMPRESSO
13/06/2025
06/06/2025
30/05/2025
23/05/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS