Um modelo catarinense de apoio entre empresários, criado fora dos grandes centros, acaba de conquistar um feito raro: romper as barreiras do networking tradicional e inaugurar sua primeira operação internacional nos Estados Unidos. O MIND21, movimento nascido em Santa Catarina, acaba de abrir uma mesa de negócios na Flórida, reunindo 12 empreendedores brasileiros que atuam no mercado americano, em áreas como construção civil, tecnologia, finanças e consultoria.
Com mais de 120 empresários ativos que movimentam cerca de R$ 4,5 bilhões em suas empresas, o MIND21 chama atenção por sua proposta ousada: transformar donos de negócios em empresários profissionais, por meio de um modelo prático de mentorias, conselhos e dinâmicas de gestão real — algo entre um mastermind de alta performance e uma consultoria coletiva, com encontros mensais, workshops imersivos e sessões de “hotseat” (onde os desafios são expostos ao grupo em busca de soluções).
Para o sócio e um dos fundadores do MIND21, João Pedro Andrejczuk, o objetivo do grupo é claro e os resultados comprovam a eficácia do modelo: “O nosso propósito é transformar donos de negócios em empresários. Empreender é uma coisa, gerenciar é outra. Queremos elevar o padrão da gestão no Brasil e agora também fora dele”, afirma.
Outro sócio e fundador do movimento, Márcio Tomé, lembra que no início, eles eram apenas 12 empresários enfrentando desafios de gestão, marketing e vendas. “Não tínhamos espaço para compartilhar experiências e a formação da mesa foi a virada. Em 2023, mais de 100 empresários pediram para entrar. Foi nesse momento que decidimos transbordar nossa metodologia. Hoje temos nove mesas, sendo uma nos EUA, e quase 120 membros”, destaca.
De SC para os EUA — com método, números e impacto
Fundado em 2021 por seis empresários de Santa Catarina, o MIND21 nasceu como uma roda de conversa e rapidamente evoluiu para um negócio com produto, método, recorrência e escala. Hoje, são nove mesas de negócios (oito no Brasil e uma nos EUA) e mais de 120 membros de setores variados — de startups e hotelaria a indústria e serviços. Entre os nomes que participam estão empresários ligados a empresas como Brasil ao Cubo, Baly Brasil, Esquadrimax, YOU Hotéis Inteligentes, entre outras.
A expansão internacional será celebrada em outubro com um Summit internacional em Orlando, reunindo os membros brasileiros e americanos.
Paralelamente, o grupo lançou o PEM21 — Programa de Evolução para Micro e Pequenas Empresas, que já atende 16 empresas de diferentes regiões do Brasil com uma trilha online de aceleração prática, com foco em governança, cultura, marketing, vendas e gestão financeira.
Case: de cirurgião-dentista a dono de uma rede hoteleira
O impacto do MIND21 vai além da teoria. O empresário Henrique Vieira Medeiros, por exemplo, deixou a odontologia para fundar redes como Ok Inn Hotéis e YOU Hotéis Inteligentes, voltadas ao público corporativo de passagem por diferentes regiões do país.
“Morei dentro do hotel por seis anos. Eu queria criar algo que oferecesse boa cama, bom banho e café digno para quem está na estrada a trabalho. Quando entrei no MIND21, entendi como transformar minha visão em um modelo escalável”, conta Henrique, hoje também sócio da Acelera Hotéis e investidor do Stayhotel Club. A taxa de reincidência dos hóspedes em suas unidades chegou a 73% em 2024.
Sobre o MIND21
Criado em 2021 em Tubarão (SC) pelos sócios João Pedro Andrejczuk, Henrique Vieira Medeiros, Matheus Linhares, Marcio Tomé, Marlon Corrêa e Ramon Mendes, o MIND21 é um movimento empresarial focado em aceleração de negócios, mentoria estruturada e apoio colaborativo à gestão. Hoje, reúne mais de 120 empresários em nove mesas de negócio, sendo oito no Brasil e uma nos EUA. Seu portfólio inclui mesas de conselho, mentorias individuais, eventos imersivos e o PEM21, voltado à evolução de micro e pequenas empresas.
🔗Saiba mais:www.mind21oficial.com