Peças em matérias-primas naturais unem a criatividade ao uso de elementos característicos da identidade cultural da região. Assim são os trabalhos expostos e comercializados pela Associação dos Artesãos de Itajaí (AAI). O grupo, que participa de feiras permanentes, nesta semana estará na Feira de Páscoa, quarta (16) e quinta-feira (17), das 8h às 17h, e sábado (19), das 8h às 13h, na Praça Arno Bauer, entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico de Itajaí.
A feira temática contará com diversos tipos de artesanato, tanto para presentear outras pessoas quanto para enfeitar espaços nesta Páscoa. Os produtos vão desde peças de crochê, tricô, patchwork, madeira, até bijuterias, sabonetes, roupas sustentáveis e artigos de decoração.
Artesãos da AAI, da Feira Culturada e do Centro de Economia Solidária de Itajaí (Cepesi) participam da Feira de Páscoa. Artesãos das três entidades integram a programação das atividades de Páscoa promovidas pela Fundação Cultural de Itajaí, que iniciaram no último sábado (12) com o “Super Sábado”, iniciativa do Núcleo do Comércio da Hercílio Luz e Região (NCHL) da Associação Empresarial de Itajaí (ACII). O grupo também participou do receptivo de transatlânticos com uma feira, que aconteceu no Centreventos, do final do ano passado até a última segunda-feira (14).
“Nossa associação tem quase quatro décadas de história na cidade. As feiras, ações e toda essa movimentação coletiva fortalecem a economia criativa local, além de contribuírem para a preservação, valorização de tradições artesanais e conhecimentos que perpassam gerações”, ressalta a presidente da AAI, Sonia Regina Soares.
Feira Permanente da AAI
A AAI promove uma feira permanente no contêiner da associação que funciona como uma loja, localizado na rua Hercílio Luz, na lateral da Casa da Cultura, aos fundos da Escola Victor Meirelles. Associados atendem no espaço, que abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Projeto Itajaí Feito à Mão
Com o “9º Itajaí Feito à Mão”, a AAI promoveu, além das feiras, 23 oficinas gratuitas em bairros periféricos da cidade, nos meses de março e abril. A proposta de descentralizar o ensino de técnicas artesanais e fortalecer a identidade cultural do município atingiu cerca de 450 pessoas das mais variadas idades. A iniciativa foi financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, e viabilizada por meio do Edital 006/2024 da Fundação Cultural e do Município de Itajaí.
Em março, capacitações destinadas aos artesãos antecederam às oficinas para a comunidade, no intuito de melhor prepará-los para as atividades. Esta proposta também foi contemplada na PNAB, por meio do Edital 007/2024 da Fundação Cultural de Itajaí.
As formações conduzidas por Auro Jr. trouxeram dicas relacionadas à tecnologia, informática básica, precificação e controle de estoque das peças de artesanato. Já os encontros ministrados por Vanderlei Lazzarotti pautaram a questão da valorização da identidade cultural local, legislações vigentes para área de culturas populares e artesanato, adequação para o mercado contemporâneo e foco na geração de renda de forma autêntica e sustentável.
Informações adicionais:
(47) 99986-4106 – Natália Uriarte Vieira, assessora de imprensa
(47) 99672-5609 - Sonia Regina Soares, presidente da Associação dos Artesãos de Itajaí