Uma parceria da Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social, Polícias Civil, Militar e Vigilância Sanitária realizaram fiscalizações e abordagens entre os dias 7 e 11 de abril, a Guarda intensificou sua atuação em atividades como abordagens sociais, fiscalizações em ferros-velhos e vistorias em bares e estabelecimentos de conveniência.
No âmbito das abordagens sociais, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, foram abordadas 64 pessoas em situação de vulnerabilidade. Dessas, 32 aceitaram o auxílio oferecido
A ação tem como objetivo promover o resgate da dignidade de pessoas em situação de rua, oferecendo alternativas de reintegração e apoio psicossocial.
Durante a semana de operação, também foram recolhidas cerca de 35 armas brancas, além de tesouras e alicates que estavam em posse das pessoas abordadas.
A Guarda Municipal também colaborou com fiscalizações em ferros-velhos, em conjunto com a Vigilância Sanitária, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e o Instituto Itajaí Sustentável (INIS). Diversos estabelecimentos foram vistoriados para garantir o cumprimento das normas de segurança e saúde, além de coibir práticas ilegais ou prejudiciais à comunidade. Nessa ação, os fiscais do INIS notificaram três proprietários de estabelecimentos que operavam sem licença. Eles têm o prazo de 30 dias para se adequarem às exigências legais.
Em outra frente, a Guarda Municipal atuou ao lado da Polícia Civil, Polícia Militar e Vigilância Sanitária em fiscalizações de bares e estabelecimentos de conveniência no município. O objetivo das vistorias é assegurar ambientes mais seguros e saudáveis para a população.
Ao todo, cinco estabelecimentos foram fiscalizados, sendo que quatro deles foram notificados por falta de alvará de funcionamento e alvará sanitário. Durante a operação, também foram apreendidos cinco vapers (cigarros eletrônicos), cuja comercialização e uso são proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O trabalho integrado entre os diversos órgãos municipais e as forças de segurança pública reflete o compromisso de Itajaí com a promoção de uma cidade mais segura, justa e com melhores condições de vida para todos.