Na madrugada deste domingo (13), a Receita Federal apreendeu 389 canetas do medicamento Mounjaro no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. A carga, avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão, estava sendo transportada de forma irregular por um passageiro proveniente do Reino Unido.
A apreensão ocorreu durante uma operação de rotina de controle aduaneiro, que utilizou técnicas de análise de risco e monitoramento de passageiros. A quantidade significativa do medicamento indicava a intenção de revenda, caracterizando crime de contrabando ou descaminho.
O Mounjaro, cujo princípio ativo é a tirzepatida, é aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde setembro de 2023 para o tratamento do diabetes tipo 2. Apesar disso, o medicamento ainda não está disponível para venda no país. Conhecido como "Ozempic dos ricos" devido ao seu alto custo, o Mounjaro tem sido utilizado de forma off-label para a perda de peso, embora não seja aprovado para esse fim no Brasil.
A Receita Federal reforça que a importação e comercialização de medicamentos sem a devida autorização representam riscos à saúde pública e são passíveis de sanções legais. A carga apreendida será encaminhada às autoridades competentes para os procedimentos cabíveis.