No Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, a Biblioteca Municipal de Itajaí celebra a inclusão e diversidade em seu quadro de funcionários. Entre os servidores, está Ricardo Claudino, um profissional com síndrome de Down que desempenha um papel fundamental na equipe.
Nesta sexta-feira (21), em comemoração a essa data de diversidade, funcionários e leitores da biblioteca utilizaram meias coloridas e desparelhadas, como um símbolo de acolhimento, lembrando que a literatura e a cultura pertencem a todos.
Ricardo e seu exemplo
Ricardo é itajaiense e trabalha na biblioteca há 23 anos, sendo responsável por auxiliar na organização e seleção dos livros de histórias em quadrinhos. Sua dedicação e alegria ao trabalhar contagiam os colegas e a comunidade e demonstram que a inclusão é um caminho necessário para a sociedade. “Sou daqui de Itajaí e me sinto muito feliz trabalhando aqui”, declara o servidor.
“A biblioteca é um espaço público e aqui nós temos um funcionário com Síndrome de Down, que presta um trabalho valoroso. É muito interessante a forma como ele se relaciona e acolhe as pessoas”, comenta a professora Eliana Camargo, diretora da Biblioteca Pública.