Na quinta-feira, 27, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe a palestra de divulgação da campanha Sinal Vermelho. O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e acontece no Campus Florianópolis. O objetivo é capacitar alunos e colaboradores para que saibam como agir em situações de denúncia de violência doméstica.
A ação Sinal Vermelho consiste em um canal silencioso de denúncia para vítimas de violência doméstica. Através de um X de cor vermelha, desenhado na mão ou em um pedaço de papel, a vítima pode solicitar o auxílio de estabelecimentos credenciados. Ao verem o símbolo da Campanha, eles podem acionar as autoridades.
O evento tem apoio da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais (ECJS) e da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid). A atividade é aberta ao público e acontece das 10h às 12h, no auditório do Campus Florianópolis.
Para receber a certificação de participação na palestra, é necessário fazer a inscrição antecipada em univali.br/eventos. O link estará disponível a partir do dia 24.
Saiba mais
A campanha Sinal Vermelho foi lançada em junho de 2020, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Foi o primeiro resultado prático do grupo de trabalho criado pelo CNJ para elaborar ações emergenciais voltadas a ajudar vítimas de violência doméstica. O grupo foi criado durante o isolamento social, momento em que o número de casos aumentou, segundo o Conselho.