sábado, 26 de abril de 2025
Saúde
17/03/2025 | 14:43

Centros de Educação Infantil promovem iniciativa “Xô, Dengue!” para combater o Aedes Aegypti

O município de Itajaí atingiu a marca de 197 casos confirmados de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (14). Diante do aumento dos casos desta e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como chikungunya, zika vírus e febre amarela, os Centros de Educação Infantil desenvolveram a iniciativa “Xô, Dengue!”. A ação iniciou dia 12 de março e deve seguir nos próximos dias com o objetivo reforçar as orientações sobre medidas de prevenção e combate ao mosquito para conscientizar as crianças e seus familiares sobre a importância do cuidado coletivo.
 
Uma das unidades que realizou a vivência foi o CEI João Vieira Ramos, no bairro Salseiros. Durante a iniciativa, uma professora vestida de mosquito Aedes aegypti cantou músicas sobre o tema e dramatizou situações de risco sobre a proliferação do vetor, com o intuito de orientar as crianças sobre os cuidados necessários.
 
Já no CEI Cássia Maria Schneider Soares, em Cordeiros, os alunos do Jardim II e Maternal II foram sensibilizados sobre os sintomas que surgem após a picada do mosquito, como manchas avermelhadas na pele, febre e dores no corpo. As responsáveis também explicaram as características do Aedes aegypti ao utilizar um mosquito fictício para que as crianças pudessem observar as pintinhas brancas. Em seguida, os alunos foram para a área externa da escola, onde procuraram possíveis focos do mosquito da dengue com o auxílio de uma lupa. Em um espaço organizado pelas professoras, retiraram alguns objetos com água parada, reforçando a importância de evitar criadouros no dia a dia.
 
No Cei Norma Neves Tabalipa, no São João, as crianças pintaram o mosquito da dengue para conscientizar sobre os riscos da doença. No CEI Professora Onadir da Silva Tedéo, no Cidade Nova, o Grupo Safari se divertiu enquanto combatia um mosquito feito de papel, ao som da música Xô Mosquito, de Bento e Totó. Além disso, as crianças brincaram com um mosquito confeccionado com material reciclado. E nas turmas do Pré do CEI César Martinho Ferreira, localizado na Fazenda, a professora abordou a doença e seus sintomas de forma lúdica, por meio de desenhos, ao incentivar as crianças a identificá-los. Em seguida, criaram, de maneira simbólica, focos de dengue. Durante um passeio pelo CEI, acompanhadas por uma professora vestida de "Mosquito da Dengue", as crianças aprenderam a reconhecer os locais propícios para a proliferação do inseto.
 
Estas ações desenvolvidas pelos Centros de Educação Infantil desempenham um papel fundamental ao abordar, de maneira lúdica e adequada às diferentes faixas etárias, temas como prevenção, identificação de sintomas, ciclo de vida do mosquito e cuidados com o meio ambiente. As atividades proporcionaram às crianças o conhecimento sobre a doença e suas causas, incentivando-as a levar as informações para suas famílias.

JORNAL IMPRESSO
25/04/2025
18/04/2025
11/04/2025
04/04/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS