O Centro Municipal de Ginástica Artística Prof. Eduardo Mário Tavares, passa por um processo de higienização, limpeza e melhorias essenciais para garantir a segurança e o bem-estar de atletas e treinadores. Após quase 13 anos desde a última reforma, em 2012, o local não apresenta problemas na estrutura, mas a falta de uma manutenção adequada ao longo dos últimos anos tem impactado diretamente a qualidade dos treinos.
“Tem muita coisa para fazer e vamos dar prosseguimento nessa reforma, mas do jeito que está não dá para ficar e não dá para continuar as atividades esportivas aqui”, explica o Prefeito Robison Coelho.
A previsão é de que os trabalhos de limpeza, dedetização e melhorias durem pelo menos 15 dias, período necessário para que o centro se torne novamente seguro e funcional. Durante esse tempo, as aulas não serão realizadas.
“Imaginamos que seria um trabalho e quando nos deparamos com as condições, vimos que será um pouco mais estendido. Encontramos espumas molhadas, local insalubre, difícil até para respirar. O ginásio só será entregue quando as crianças e professores tiverem plenas condições de trabalho. A estrutura física está boa, de parede e iluminação, mas precisamos arrumar o piso, as espumas, higienizar, fazer um tratamento completo para que as pessoas trabalhem em segurança”, detalha o gerente de espaços esportivos, Ricardo Ramos.
Servidores da Secretaria de Obras retiraram materiais que não eram mais utilizados e trabalham na parte da limpeza do espaço, impermeabilização e manutenções no telhado. Com as melhorias, o Centro Municipal de Ginástica Artística se tornará um local ainda mais adequado para o treinamento das equipes, o que reflete no desempenho dos atletas.
“Encontramos um ginásio que é tão importante para a cidade, numa modalidade que traz medalhas de ouro por anos seguidos, precisando se tornar um local saudável para a prática esportiva. Temos materiais e aparelhos para o atleta treinar, porém, está insalubre, está sujo. Estamos fazendo esse trabalho para que eles possam treinar com excelência”, explica o Diretor Executivo da FMEL, Daniel Passos.
A ginástica artística de Itajaí, é Campeã dos Joguinhos tanto no masculino quanto no feminino, além de ouro no individual geral, no solo, na trave e na paralela. Essas vitórias são uma prova do potencial que a cidade tem para se destacar nas competições e a manutenção do espaço de trabalho vai ajudar no bom desempenho e no desenvolvimento da ginástica artística em Itajaí.
“Essa já era uma medida esperada pelos treinadores, essa iniciativa com limpeza generalizada vai dar dignidade no espaço de trabalho. Era o que a gente mais pretendia para continuar mantendo os resultados na cidade”, explica o treinador, Arthur Marcos da Silva.