Desenvolver trabalhos manuais e usar a arte como terapia são práticas que promovem a integração, o bem-estar e a saúde mental das 62 mulheres que frequentam o Centro de Arte e Lazer (CAL) de Espinheiros. Nesta sexta-feira (14), elas terão uma atividade especial: a palestra “Bem-estar: a saúde mental como prioridade”, que destaca a importância do cuidado com a saúde mental no dia a dia.
Segundo a coordenadora do centro, mais do que um evento em celebração ao Mês da Mulher, a palestra ministrada pela psicóloga Juliana Stedile Campos será um momento de troca e acolhimento, permitindo que as participantes tirem dúvidas, compartilhem experiências e participem de dinâmicas interativas.
"A gente chama de palestra, mas é mais como uma roda de conversa, onde cada uma pode falar, perguntar e interagir", explica a coordenadora do núcleo, Daniela Potter.
Essa será a primeira atividade da programação, trazendo reflexões sobre autocuidado e equilíbrio emocional. Além disso, no dia 21 de março, haverá um bate-papo com uma nutricionista, que abordará a importância da alimentação saudável para o bem-estar. Já no dia 26 de março, uma ginecologista participará de uma roda de conversa sobre saúde da mulher.
“O CAL já oferece atividades como o curso de pintura em tecido, que funciona como uma verdadeira arteterapia. Enquanto fazem arte, elas relaxam, aliviam a mente e encontram um espaço de convivência. Essa iniciativa no Mês da Mulher reforça o compromisso de promover o bem-estar feminino, mostrando que cuidar da saúde – física e mental – é essencial em todas as fases da vida”, conclui a coordenadora.