A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta quarta-feira (12) um evento de capacitação e debate sobre a regulação de atendimentos, cirurgias e exames no município de Itajaí. O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Educação, reuniu 105 profissionais da regulação, gerentes de unidades básicas de saúde e operadores do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), sendo ministrado por profissionais da saúde ligados à regulação.
A gerente de regulação ambulatorial, Vanessa Cristina de Souza, destacou que “toda aquela dificuldade que a população encontra na unidade de saúde e as dificuldades do próprio operador do sistema (SISREG) precisam ser resolvidas. Queremos que essa capacitação seja colocada em prática para tirar todas as dúvidas, para que possamos trabalhar em conjunto e em harmonia”.
O Sistema Nacional de Regulação, criado pelo Ministério da Saúde, é uma plataforma online que permite gerir o acesso aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), como agendar consultas, exames e cirurgias, gerir leitos hospitalares e controlar internações e consultas, além de outras atividades que integram a saúde do município.
“Hoje, nosso trabalho é de orientação sobre a importância dos gerentes de unidades terem o conhecimento do que precisam fazer quando o paciente chega à UBS, para saber exatamente como inserir esse paciente no sistema de forma correta, garantindo que chegue na regulação e possamos dar o melhor encaminhamento caso a caso”, destaca Letícia Santos, fonoaudióloga e diretora da Regulação das filas de espera.
Rafael Souza, gerente da unidade básica de saúde do bairro Brilhante, destaca a importância do evento para a população. “Essa ligação direta entre a regulação e as unidades de saúde vai facilitar a melhoria da engrenagem em questões como a comunicação interna. Dessa forma, um ajuda o outro, definindo padrões, o que reflete na ponta, melhorando o acolhimento à população, diminuindo as filas e proporcionando um atendimento mais ágil”.
FOTO JADER LIBERAL