A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na tarde de segunda-feira (10), a 26ª edição da Operação 311, visando combater o comércio ilegal de peças automotivas e desmantelar redes criminosas. A ação, realizada em Joinville, contou com a participação da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da DEIC (DFRV/DEIC), Delegacia de Crimes Fazendários da DEIC (DFAZ/DEIC), Secretaria de Estado da Fazenda, Corregedoria do Detran, Polícia Científica e técnicos da empresa DIV de São Paulo.
Durante a fiscalização em um estabelecimento do setor automotivo, os agentes localizaram:
✔️ Peças de 8 veículos furtados
✔️ 1 peça com numeração suprimida
✔️ Componentes de 3 veículos com ocorrência de apropriação indébita
✔️ Peças de outros 30 veículos apreendidas para análise da Polícia Científica
Diante das irregularidades, a empresária responsável pelo local foi presa em flagrante pelos crimes de receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
O delegado Diego Azevedo, titular da DFRV/DEIC, revelou que o marido da empresária também possui um longo histórico criminal, com condenações por furto, receptação qualificada e adulteração de veículos. No ano passado, ele foi preso na mesma loja, flagrado com peças automotivas furtadas, e atualmente responde em liberdade, monitorado por tornozeleira eletrônica.
A Operação 311 tem como foco a fiscalização de empresas do setor automotivo, combatendo a receptação e adulteração de veículos e suas peças. Além de coibir a comercialização ilegal de componentes furtados e roubados, a ação busca desarticular redes criminosas que financiam outros delitos por meio dessa atividade.
A Polícia Civil destaca a importância da colaboração da população no combate ao crime. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque-Denúncia 181 ou via WhatsApp no número (48) 98844-0011.