A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu, nesta segunda-feira, 10, estudantes de 14 países que fazem parte do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), ofertado pelos Ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE).
Os 20 estudantes participaram da reunião de orientação para o curso de língua portuguesa que terá início na próxima quarta-feira, 12. O curso terá dois módulos e, após a conclusão, os alunos precisam comprovar a proficiência em língua portuguesa para receber bolsas de estudo no Brasil.
“Depois do concluir o curso os estudantes precisam obter o certificado do Celpe-Bras, exame oficial brasileiro de proficiência em português. Se aprovados, tornam-se aptos a concorrer a uma bolsa de estudos para cursar a graduação no Brasil com o compromisso de retornar ao país de origem após a colação de grau", explica a gerente de Internacionalização da Univali, professora Camila Monteiro Santos.
Os estudantes vieram de Bangladesh, Benim, Burkina Faso, Chile, Colômbia, Gabão, Guiné Equatorial, Honduras, República Democrática do Congo, República do Congo, República Dominicana, Senegal, Timor-Leste e Togo.
O programa, criado em 1965 com o objetivo de consolidar a internacionalização da educação superior brasileira, já teve a participação de mais de 10 mil estudantes em 100 instituições de ensino superior do país.
“A Univali passou a integrar o programa em 2024 e é muito gratificante neste segundo ano já receber estudantes de tantas nacionalidades diferentes. É uma iniciativa que fortalece a nossa internacionalização ao mesmo tempo em que contribui com um programa de fomento à política externa do Brasil", complementa a docente.