O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) registra pontos de baixa pressão no sistema de distribuição de água potável de Itajaí nesta quinta-feira (06). O nível crítico dos reservatórios ainda é reflexo do déficit acumulado ao longo do Carnaval, mas o consumo por parte da população continua bastante elevado, superando a produção de cerca de 1.270 litros por segundo, nas Estações de Tratamento de Água (ETAs São Roque e Arapongas).
Os bairros mais sensíveis às possíveis ocorrências de falta de água de hoje até amanhã são São Vicente, Cabeçudas, Centro, Dom Bosco, Fazenda, Praia Brava, Ressacada, Santa Regina, Nossa Senhora das Graças e São Judas. A economia de água é necessária para os moradores desses bairros, principalmente para os que possuem caixa d’água, para prevenir o esvaziamento.
Por volta das 18h de hoje, os reservatórios Morro das Cruz e Cabeçudas encontram-se completamente vazios. São Roque e Arapongas possuem pouco mais de 20%. A grande maioria das bombas de recalque (boosters) não está conseguindo operar, por conta da baixa pressão na entrada, inviabilizando o envio de água potável para os terrenos de maior altitude.
Ressaltamos que as caixas d’água são obrigatórias, conforme instruções da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o regulamento do Semasa. Em qualquer sistema de abastecimento, haverá variações na pressão ao longo do dia e eventuais interrupções no fornecimento de água, para manutenções programadas e emergenciais. Somente o reservatório individual dos imóveis pode normalizar a pressão e garantir a disponibilidade contínua. Em muitos dos casos, não há falta de água na rede, mas a ausência de caixa d'água faz com que a pressão seja insuficiente, principalmente considerando que os reservatórios no entorno vão sendo abastecidos de forma prioritária em função de questões de física hidráulica.
O Semasa pede desculpas pelo transtorno e está à disposição dos consumidores 24h pelo 0800 645 0195, 115 ou 3344 9000 ou ainda no WhatsApp pelo (47) 99261-3492.