A turma do Jardim I, composta por crianças de 3 e 4 anos do CEI Professora Maria do Carmo Espíndola, na Ressacada, teve uma experiência criativa conduzida pela professora Ana Carla Michnoski Adam, com o apoio das agentes de atividade em educação, Eloisa Rosa e Juliana Silva Cunha. Uma vivência lúdica com caixas de papelão explorou a imaginação e interação dos alunos.
A atividade foi desenvolvida a partir do livro infantil “Não é uma caixa”, de Antoinette Portis, dentro do projeto o acolhimento nas escolas das infâncias. A proposta incentivou a imaginação e a criatividade dos pequenos, promovendo um ambiente de aprendizado lúdico e participativo.
Após ouvirem a história, as crianças foram surpreendidas com uma caixa de papelão para cada uma. O entusiasmo foi imediato, com total liberdade para brincar e explorar, as caixas se transformaram em carros, barcos, esconderijos, banheiras e diversos outros elementos, de acordo com a imaginação de cada criança. Além disso, puderam desenhar dentro e fora das caixas, enriquecendo ainda mais a experiência.
A atividade demonstrou como um material simples, acessível e sustentável pode proporcionar momentos significativos de aprendizado e interação.