sábado, 15 de março de 2025
Educação
28/02/2025 | 17:02

Oficinas de música em escola pública e apresentação ao ar livre marcam fim da turnê do projeto "Para Sempre Sertanejo"

Os instrumentos, músicos e musicistas invadiram as salas da Escola Básica Gaspar da Costa Moares para as aulas de iniciação musical. Integrantes da Orquestra Sinfônica Henrique Uebel, de Teutônia, no Rio Grande do Sul, deram noções de como tocar um violino ou um violão, por exemplo. As aulas de música fazem parte do projeto Para Sempre Sertanejo, que rodou cinco cidades de Santa Catarina, sendo a última Itajaí. As aulas na escola e a apresentação no Largo do Mercado Público ocorreram nesta quinta-feira (27). 
 
Foi a chance para os alunos aprenderem o que a música pode proporcionar no ensino e aprendizagem. “Nós realizamos em todos os municípios por onde passamos essas oficinas de música em escolas públicas, quando os músicos da orquestra entram em sala de aula e têm esse contato com os alunos, contando a sua trajetória e tudo o que a música e a arte podem fazer pelas crianças e os adolescentes”, enfatiza o maestro da orquestra, Lucas Grave. 
 
Uma das mais empolgadas com as aulas era Jeniffer Cunhas, de 13 anos, que, depois das aulas de música na escola, foi com os colegas assistir à apresentação da orquestra no Largo do Mercado Público. “Foi incrível na escola porque os professores da orquestra tocaram no nosso intervalo. E aqui, foi lindo. Uma noite muito legal, de muita música”, pontuou. 
 
Os alunos da Escola Básica Gaspar da Costa Moares foram em dois ônibus fretados pelo projeto para assistir à performance dos músicos. A população também pôde apreciar os talentos do estado vizinho. 
 
A mistura de vozes e instrumentos musicais arrancou aplausos do público que acompanhou, cantando, os clássicos sertanejos, como Beijinho Doce, das Irmãs Galvão, interpretado por Tomas Machado. O menino, que fez da música a sua vida, foi campeão de um reality show de música. 
 
“Para nós que tocamos esses instrumentos, quando uma criança vem perguntar, por exemplo, como ela pode tocar uma gaita, e eu posso mostrar, é muito bonito. A música é minha vida, é a cura, o amor. E com essa apresentação, vamos tentar colocar no coração de cada pessoa aqui um pouquinho dos acordes da gaita”, finalizou.

JORNAL IMPRESSO
14/03/2025
07/03/2025
28/02/2025
21/02/2025

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS