O Carnaval é um momento de diversão, mas é preciso estar atento e se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST) e AIDS. Por isso a Diretora de Vigilância Epidemiológica de Itajaí (DVE), vai marcar presença nos eventos carnavalescos no Mercado Público.
No estande montado para atender os foliões vai ser possível retirar preservativos masculinos, femininos, géis lubrificantes, folhetos informativos, e quem tiver um tempo para receber orientação pode levar para casa o autoteste para HIV.
O trabalho é uma parceria com a Fundação Cultural de Itajaí e a Secretaria Municipal de Assistência Social. A iniciativa é importante porque com as festas de Carnaval, muitas pessoas esquecem dos cuidados com a saúde.
“Lembrando que existem outras formas de prevenção ao HIV. E nesse momento de festa é importante lembra da Profiláctica Pós Exposição (PEP). É um protocolo que pode ser iniciado se houver o rompimento do preservativo ou se ele não for usado. Ele tem até 72 horas para ser iniciado, mas a recomendação é que o procedimento seja feito em até duas horas do ato sexual sem proteção. O PEP está disponível no CIS e nas UPAs”, completa Suziane Patrícia Pereira - Psicóloga do Programa IST/Aids.