Com o aumento do número de casos de dengue no município, foi realizada nesta quinta-feira (27) uma nova aplicação de inseticida UBV, o popular "fumacê", no bairro Cidade Nova. Técnicos da Secretaria percorreram todos os quarteirões do bairro utilizando o equipamento.
O objetivo da aplicação de inseticida é reduzir a população de mosquitos Aedes aegypti adulto, os transmissores da dengue. As altas temperaturas dos últimos dias têm favorecido a proliferação dos insetos em Itajaí. Atualmente há registro de 367 focos de dengue e nas próximas semanas serão realizadas mais ações no entorno dos locais com casos de dengue, incluindo aplicação de inseticida UBV na área de risco.
Segundo o coordenador do Programa da Dengue Itajaí, 81% dos focos são encontrados dentro das residências da população, onde o morador tem responsabilidade. “É uma atividade importante que a gente executa com a finalidade de cortar os ciclos de transmissão da doença. É importante salientar que essa atividade é feita onde existe registro de casos positivos de dengue. Não é uma atividade preventiva, mas sim de combate diretamente ao mosquito, aliado a outras ações que precisam ser feitas”, reforça.
A Coordenadoria do Programa de Controle da Dengue Itajaí reforça que a população deve colaborar no combate à dengue eliminando os criadouros do mosquito dentro de sua propriedade. Agentes de endemias realizam visitas para orientar sobre a eliminação de possíveis criadouros e não deixar água parada.