Atendendo a uma denúncia de moradores da região, o Programa de Combate a Dengue, por meio da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica, realizou, na manhã desta quarta-feira (26), uma fiscalização na antiga sede da Polícia Federal, localizada na Rua XV de Novembro. O objetivo da ação conjunta foi identificar possíveis focos de dengue e agir preventivamente para impedir a propagação da doença na cidade.
O prédio pertence à União, que adquiriu a propriedade da família Heusi em 1986. Atualmente, o imóvel encontra-se abandonado após a transferência das operações da Polícia Federal para sua sede atual, na rua Lauro Müller.
Durante a fiscalização, não foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, tampouco água parada ou recipientes sem tampa. Em uma vistoria anterior, as caixas d’água do local já haviam sido vedadas.
“Após a denúncia, realizamos a fiscalização e constatamos que as caixas d’água estão fechadas, tudo em conformidade, sem nenhum foco do mosquito. Apenas identificamos um arrombamento, possivelmente causado por moradores de rua, mas, no geral, as condições do imóvel estão adequadas”, relatou o diretor da Vigilância Sanitária, Sílvio Schaadt.
A Vigilância Epidemiológica segue monitorando possíveis focos de dengue em Itajaí para evitar a proliferação da doença no município. O trabalho da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica têm sido essenciais para garantir a saúde pública, prevenindo surtos e protegendo a população contra riscos sanitários. A colaboração da comunidade, por meio de denúncias e práticas preventivas, segue sendo uma aliada fundamental nesse combate.
Denúncias de risco de água parada podem ser feitas pelo app Conecta.í, disponível para Android e Iphone no Google Play e App Store. O Município prontamente atenderá aos chamados abertos no aplicativo.
Números da Dengue em Itajaí
Confira diariamente o boletim da dengue em Itajaí em https://dengue.itajai.sc.gov.br/
Casos confirmados: 118
Total de casos notificados: 2049
Casos prováveis: 722
Casos descartados: 1165
Casos de outros municípios: 162
Mortes: 0
FOTO EDUARDO GADOTTI