A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou na sessão desta terça-feira (18) a eleição dos vereadores que ocuparão os cargos de 1º e 2º secretários e de membro da Comissão de Ética do Legislativo. O cargo de 1º Secretário ficarou vago após o falecimento do vereador Otto L. Quintino Jr. (PSD), no início de fevereiro.
O vereador Calinho Bombeiro (PL), que até então ocupava o cargo de 2º Secretário, renunciou e se candidatou novamente, desta vez ao cargo de 1º Secretário. Não houve concorrentes para esta vaga e o vereador Calinho foi eleito com 16 votos.
Na sequência, foi realizada então a eleição para o cargo de 2º Secretário, tendo se candidatado unicamente o vereador Xande Celular (União Brasil), eleito com 16 votos.
Em seguida, foi a vez de eleger um dos parlamentares para ocupar a vaga remanscente da Comissão de Ética do Legislativo. O único candidato foi o vereador Adão Bittencourt (PL), aprovado com 16 votos favoráveis. As demais vagas
Tendo em vista que os partidos de minoria (com apenas um vereador) não indicaram seu representante no tempo regimental, o presidente do Legislativo indicou o vereador Beto Cunha (Republicanos) para esta vaga. Compõem ainda a Comissão de Ética os vereadores indicados por seus partidos Leandro do Nadar (MDB), Hilda Deola (PDT) e Victor Nascimento (PL).
Vereador Mamão assume vaga na Câmara
No início da 5ª Sessão Ordinária, o vereador Odivan Linhares Mamão (PSD) fez o juramento na tribuna da Casa e assumiu a cadeira deixada pelo vereador Otto.
-
Prefeitura e órgãos públicos são homenageadas pela Operação Recomeço
A Câmara de Vereadores de Itajaí entregou durante a sessão desta terça-feira (18) a Moção n°1/2025, proposta pela Mesa Diretora 2025-2026 aos responsáveis pela Operação Recomeço, que visa combater o tráfico de drogas e oferecer alternativas às pessoas em situação de rua.
A Moção de Aplauso e Parabenização da Prefeitura Municipal foi entregue ao vice-prefeito Rubens Angioletti, que agradeceu a todos vereadores e os órgãos públicos envolvidos na operação por sua colaboração para o desenvolvimento da cidade. Durante sua fala, o vice-prefeito anunciou que o Município pretende dobrar o valor do convênio que tem firmado com a Polícia Militar, a fim de garantir mais investimentos em segurança, e que a Operação Recomeço seguirá na cidade.
A homenagem foi estendida ainda à Polícia Militar, representada pelo Tenente-coronel Ciro, comandante do 1º Batalhão da PM em Itajaí; à Polícia Civil, representada pelo Delegado Regional Márcio Luiz Colatto; à Secretaria Municipal de Segurança Pública, recebida pelo secretário Ettore Stenghele; à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, representada pelo secretário Joao Paulo Kowalski; à Secretaria Municipal de Assistência Social, entregue ao secretário Léo Severino; à Secretaria Municipal de Obras, representada pelo secretário Tarcízio Zanelato; à Defesa Civil e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
O presidente da Câmara, vereador Fernando Pegorini (PL), afirmou que a operação tem feito um grande bem para a cidade de Itajaí e que o sucesso da operação se deve a uma grande organização e integração de órgãos municipais e estaduais de diversas áreas, como segurança e assistência social.
Requerimentos
Vereadora pede ampliação de postos de emissão de carteira de identidade em Itajaí
Com 14 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 14/2025, de autoria da vereadora Liliane Fontenele (PL). A parlamentar solicita ao Governo do Estado de Santa Catarina, a instalação de um novo posto de atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional, sugerindo o Balcão de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Itajaí. Além disso, solicita informações sobre o horário e número de atendimento nos postos em atuação.
Vereadora faz questionamentos sobre uso do Teatro Municipal
Com 15 votos favoráveis, foi aprovado o Requerimento nº 12/2025, de autoria da vereadora Hilda Deola (PDT). A parlamentar solicita do Município, via Superintendência das Fundações e à Fundação Cultural de Itajaí, as seguintes informações: quais critérios foram utilizados para conceder pauta direta do Teatro Municipal (com dispensa de edital), enquanto artistas locais ainda aguardam edital para definição de datas? Por que a decisão de liberação de pauta não passou pela análise de um membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais e de um membro da Câmara Setorial de Teatro e Circo, conforme prevê a legislação vigente? Como a Fundação Cultural de Itajaí pretende garantir que os artistas locais tenham o mesmo acesso e oportunidades de se apresentar no Teatro Municipal, sem privilégios indevidos a artistas de fora da cidade? Há outros eventos/datas já liberados pela Fundação Cultural sem edital? Qual a data prevista para a abertura do edital em questão?
Vereador faz questionamentos sobre o Bolsa Família em Itajaí
Aprovado com 15 votos favoráveis o Requerimento nº 13/2025, do vereador Bruno da Saúde (MDB), para que o prefeito, via Secretaria Municipal de Assistência Social, responda: qual o número de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e qual é o valor do benefício pago por família em Itajaí? Qual é o número de pessoas por família beneficiada e quais são os bairros onde residem estas famílias? Qual é a renda familiar destas famílias e quais os critérios e condições para as famílias participarem deste programa? Quantas crianças de até quatro anos, por bairro, inseridas no Programa não estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino? Quantas famílias perderam o benefício por não terem cumprido os critérios da Lei nº 10.836/2004? Existe um levantamento de famílias em condições de extrema pobreza no Município? Quantas famílias/indivíduos são beneficiados com cartão social no Município? E se existe um levantamento com o número de crianças matriculadas em unidade escolar que façam parte do núcleo familiar que recebam este benefício, entre outras.
Crédito: Davi Spuldaro/CVI.