A rede elétrica sem capacidade de suportar o alto consumo de energia é o maior problema enfrentado para o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado nas unidades de ensino de Itajaí. Há deficiência nos quadros elétricos, o que já provocou princípio de incêndio em dois centros de educação infantil. A Secretaria Municipal de Educação trabalha para aumentar a capacidade de energia elétrica nas escolas que não passaram por manutenção ao longo dos anos. Hoje, a rede de ensino tem cerca de 2 mil equipamentos, e 800 estão sem funcionar.
Para saber a real necessidade do problema enfrentado, a secretaria fez um levantamento preliminar, onde os diretores escolares preencheram um formulário apontando as necessidades de cada unidade de ensino. Posteriormente, foram iniciadas as visitas às escolas por meio da Diretoria de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação para monitorar os ambientes.
Em visita à Escola Básica Aníbal César, no bairro São Vicente, o Secretário Municipal de Educação, Silvano Amaro, e o diretor de infraestrutura da secretaria, João Bittencourt, constataram que há quatro aparelhos de ar-condicionado já fixados na parede, sem estarem ligados na rede elétrica, que não suporta o consumo de energia dos 20 equipamentos instalados na unidade.
“Houve uma falta de responsabilidade em comprar esses equipamentos, investir dinheiro público, mas sem se preocupar com a rede elétrica. Nós estamos contratando equipes em caráter emergencial para resolver o problema da energia elétrica, e, em consequência, dos aparelhos nas escolas”, completa Silvano Amaro, Secretário Municipal de Educação.