A Guarda Ambiental Maykon Francisco (GAMF), sendo este nome colocado para homenagem póstuma ao primeiro guarda ambiental, sendo oficializada através do Decreto 11852, de 03 de março de 2020. Desde a sua criação, a GAMF atua na prevenção e repressão de crimes ambientais no município por meio de patrulhamento ostensivo em áreas de interesse ambiental (beira de rio, áreas de preservação, locais com vegetação nativa e restinga), atendimento de denúncias de crimes ambientais e apoio aos órgãos fiscalizadores, como o Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Defesa Civil.
As principais ocorrências atendidas pela GAMF são as denúncias de maus-tratos contra animais domésticos, posse irregular de animais silvestres, supressão de vegetação nativa, intervenção em Áreas de Proteção Ambiental (APAs), disposição irregular de resíduos, despejo irregular de esgoto, omissão de cautela de animais perigosos (pitbull solto, cachorros de grande porte atacando pessoas ou outros animais), animais soltos na via (equinos). Outra função é o resgate de animais silvestres, como serpentes, lagartos, gambás e aves.
A GAMF também participa de ações de educação ambiental, com destaque para o projeto "Minha Escola é o Bicho", uma parceria entre a Guarda Municipal e a Secretaria de Educação de Itajaí, com atuação nas escolas municipais de Itajaí e foco na conscientização sobre maus-tratos e guarda consciente de animais.
Para acionar a Guarda Ambiental, é necessário entrar em contato com o número de WhatsApp: (47) 98811-9129, repassando os dados da denúncia, como: endereço completo do local onde o fato está ocorrendo, descrição do fato e envio de foto ou vídeo.