A igrejinha azul no alto de uma colina é ponto de referência da comunidade católica da zona rural de Itajaí. E, todos os anos, no fim de janeiro, é promovida a festa em homenagem ao padroeiro, São Sebastião. Neste domingo (26), não foi diferente. Mais uma vez, a comunidade se reuniu para manter a tradição.
Após a celebração da missa, foi a vez do tradicional churrasco de igreja, onde não podiam faltar também os deliciosos produtos coloniais, como bolos e cucas. De acordo com Luís Cadore, um dos organizadores da Festa de São Sebastião da localidade, o evento serve para angariar fundos para a igreja.
“Como é uma localidade onde não tem morador fixo, o que se arrecada é para a manutenção da igreja, para não deixar esse patrimônio se acabar", afirma.
Além da tradição religiosa, o evento é um momento de integração para quem mora ou já morou na zona rural de Itajaí Seu Euclides Valentim de Melo, que se criou na localidade de Laranjeiras, veio com a família de Ibirama só para participar da Festa de São Sebastião.
“É um momento de reencontro com os amigos. Sempre voltamos aqui com os filhos, irmãos e amigos. Tem muita gente que vem de Blumenau, Florianópolis, Brusque, Ilhota, só para participar da festa e lembrar dos velhos tempos aqui em Laranjeiras.”
A festa neste domingo contou com a presença do prefeito Robison Coelho, da secretária de Agricultura e Expansão Urbana, Flávia Cristina Faita Sehn, e da 2ª Princesa da Festa do Colono de 2023, Tainara Graf.
“Essa é uma festa tradicional. São muitas festas religiosas que terão sempre o nosso apoio”, enfatizou o prefeito de Itajaí.
“Nós precisamos valorizar cada vez mais as festas de igreja e as tradições das 18 comunidades rurais do município”, completou a secretária municipal de Agricultura e Expansão Urbana.